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O mais esportivo dos modelos da Volvo Cars, o C70, chega a sua segunda geração com um visual novo e uma nova carroceria que mescla elementos de um cupê e um conversível. Um dos destaques do veículo – que será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro – é a capota rígida retrátil que é acionada eletricamente e que fica dividida em três partes quando recolhida.

Como no caso da geração anterior, lançada em 1996, o novo C70 foi desenhado pelo consagrado estúdio italiano Pininfarina, que manteve a frente do sedã S40, mas incluiu traços exclusivos da metade do carro para trás. Um dos destaques estilísticos fica por conta da traseira, com lanternas cujos contornos acompanham o vinco profundo da linha de cintura. Apesar de ser um conversível, a marca sueca optou por oferecer espaço interno suficiente para levar quatro adultos.

E, como em todo conversível, a rigidez torcional é um ponto-chave para o bom comportamento do carro tanto nas curvas, quanto em pisos irregulares e frenagens. Com a capota, a estrutura fica entre 10 e 15% mais rígida, conforme o fabricante. Além disso, o novo C70 tem a segurança que a Volvo faz questão de colocar em primeiro lugar. Um exemplo é a instalação de air-bags de proteção nas janelas que inflam de cima para baixo e demoram mais para desinflar, a fim de compensar a ausência da capota. A linha de motores não tem novidades. As opções a gasolina são o 2.4 litros de 170 cv e o turbo T5 de 220 cv, ambos conhecidos da linha S40/V50.

Brasil

Ainda não há previsão de quando o cupê conversível será vendido no Brasil. Provavelmente ele chegará sob encomenda apenas no segundo semestre de 2006. Vale lembrar que hoje, no país, são comercializados os modelos S40, V50, S60, V70, S80, XC70 e XC90. Em Curitiba, na concessionária Volvo Slaviero, os modelos da marca sueca custam entre R$ 165 mil (S40) e R$ 365 mil (XC90).ß Roberto Couto

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