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Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo| Foto:

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresenta 15 novos modelos na Fenatran, da linha leve ao extrapesado. O salão de veículos comerciais segue até esta sexta-feira (18), no Expo São Paulo.

E aproveita para confirmar a vinda do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico brasileiro - será produzido em Resende (RJ).

A novidade estreia no segundo semestre de 2020, destinado a entregas urbanas. É equipado com motor elétrico de 272 cv e 219 kgfm de torque, nas versões de 11 e 14 toneladas.

Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
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O e-Delivery surge a partir de uma plataforma modular da Volkswagen que dará origem aos veículos elétricos. Como uma variante de 4 toneladas, com propulsor de 115 cv e 28,5 kgfm.

A linha tem autonomia próxima a 200 km, mas pode ser bem maior considerando o sistema de recuperação de energia por meio dos freios, que realimenta as baterias.

A VWCO também oficializou os parceiros na fabricação dos primeiros caminhões elétricos brasileiros.

Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra fazem parte do inédito e-Consórcio, que participarão de todo o processo, desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida das baterias.

Na família Delivery o destaque é a versão V-Tronic para os modelos 9.170 e 11.180, voltados para as operações urbanas. Eles incorporam o câmbio automatizado, o que pode impactar em 10% na redução do consumo de combustível, garante a marca.

Caminhão leve mais vendido no país, o Delivery estreia o 11.180 4x4 para aplicação off road. "É o único da categoria a entregar tração e força suficientes para encarar qualquer terreno", destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

O VW Delivery ganha a versão 11.180 4x4, para aplicações mais severas. Foto: Renyere Trovão
O VW Delivery ganha a versão 11.180 4x4, para aplicações mais severas. Foto: Renyere Trovão

No segmento leve, o destaque é o Delivery Express, de até 3,5 toneladas, que tem as características de um carro.

Para dirigi-lo é necessário apenas a CNH com habilitação B, a cobrança em pedágio é a mesma de um automóvel, não a restrição de circulação nos centros das grandes cidades e vem com baú de fábrica.

Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
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"O Delivery Express ganhou até um apelido: DLX. E o melhor é quem tem preço de picape”, frisa Cortes.

A família Constellation também apresenta novidade na gama de vocacionais Robust. A transmissão automatizada V-Tronic, que equipa o 24.280, passou por uma evolução, recebendo a caixa Eaton MHD, de 10 velocidades.

Evolução do câmbio automatizado V-Tronic  nas linhas Delivery e Costellation. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Evolução do câmbio automatizado V-Tronic nas linhas Delivery e Costellation. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Ela entrega mais conforto e produtividade em viagens de curta e média distâncias. De acordo com a VW, resulta em menor consumo de combustível e mais facilidade de manobras em baixas velocidades e ré.

A linha TGX, da MAN, agora oferece como opcional a suspensão pneumática para as versões os cavalos mecânicos nas versões 6x2 e 6x4.

Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
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*O jornalista viajou a convite da Anfavea

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