• Carregando...
A versão final do up! tem visual fiel ao do conceito apresentado em Frankfurt em 2007 | Divulgação
A versão final do up! tem visual fiel ao do conceito apresentado em Frankfurt em 2007| Foto: Divulgação
  • O desenho do painel é sofisticado, mas o acabamento é simples. A tela de LCD será opcional

Finalmente a Volks­­wa­­gen re­­velou ima­­gens da versão definitiva do up!, anunciado pela marca como "o no­­vo carro do povo", título que um dia pertenceu ao Fusca. O primeiro protótipo do carro foi apresentado em 2007 e agora o projeto final será o principal destaque da montadora no concorrido Salão de Frank­­furt, na Ale­­manha, em se­­tembro. A co­­mer­­cialização no mercado eu­­ropeu começa em dezembro des­­te ano.

O subcompacto, como ro­­tula a VW, é equi­­pado com motor 1.0 e será oferecido nas opções com 60 cavalos de potência ou 75 cv, am­­bos com sistema stop/start, que desliga o propulsor em paradas curtas, como em semáforos e trânsito pesado. Com ajuda desse equipamento, a fabricante afirma que o veículo poderá percorrer em média 23,8 km com um litro de gasolina.

No interior, os comandos de ar-condicionado e rádio são manuais e a pequena tela de LCD no alto do painel, com funções de GPS e computador de bordo, virá como item opcional. O veículo trará de fábrica freios ABS e air bag duplo frontal e ainda o sistema City Emergency Braking, incumbido de frear o carro sozinho a velocidades de até 30 km/h, a fim de evitar pequenas colisões típicas de trânsito.

As dimensões são: 3,64 me­­tros de comprimento – menor que o Gol (3,84 m) –, 1,64 de largura e 1,48 de altura, sendo um dos menores carros compactos que levam quatro pessoas. Seu entre-eixos é longo, de 2,42 metros, otimizando o espaço interno.

O veículo de entrada da Volks­­wagen será um carro global, com sua fabricação em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil – a planta da VW em Taubaté (SP) produzirá o modelo a partir de 2013. Por aqui, aliás, o carrinho é cotado para receber o nome Lupo e deverá substituir de vez o Gol G4. Na Europa, o lançamento entrará no lugar do Fox. O mo­­delo será a aposta da VW para alcançar a meta de liderança do mercado mundial de automóveis até 2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]