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Há três anos, equipar um carro com faróis de xenônio era um privilégio para poucos. O kit (formado por lâmpadas, reator e outros componentes), que oferece uma iluminação três vezes superior àquela obtida com sistema convencional, custava em média R$ 3 mil em estabelecimentos de Curitiba. Mas o "efeito China", leia-se produção em massa desta tecnologia por empresas do gigante asiático, vem derrubando gradativamente o preço deste componente, que hoje custa entre R$ 950 e R$ 2,2 mil. Resultado: hoje já é possível encontrar muitos carros populares circulando pelas ruas com faróis de xenônio. Além disso, várias montadoras oferecem o equipamento de série em seus modelos importados top de linha.

Mas o que esta tecnologia se diferencia da usada ainda na maioria dos carros vendidos por aqui? O segredo dos faróis xenônio está na adoção de lâmpadas de descarga por gás ao invés da tecnologia convencional de lâmpadas por filamento (halógenas). A descarga de eletricidade gerada por um reator, em contato com o gás xenônio, produz uma reação (ionização) que tem, por conseqüência, o aumento de temperatura e a emissão de luz no interior da lâmpada.

"Essa luz é três vezes mais forte que a dos sistemas convencionais", explica Gaspar Antônio Ribeiro Filho, gerente de Pós-Venda da Citroën Boulevard, concessionária que oferece o kit como acessório por preços variando entre R$ 1,9 mil e R$ 2,2 mil. Além disso, acrescenta Paulo Roberto Massaneiro, responsável pelo setor de acessórios da Rally Som, empresa que também comercializa a tecnologia na capital, o tempo de vida da lâmpada de xenônio é até três vezes maior que o de uma halógena. Na Rally Som, o kit custa entre R$ 950 e R$ 1,2 mil.

A instalação do farol de xenônio é um procedimento simples de ser executado, contanto que seja feito por profissionais capacitados, de acordo com algumas regras, que envolvem inclusive a legislação brasileira. O serviço leva de 3 a 4 horas, dependendo do modelo de carro. Entre os cuidados que devem ser tomados está o da instalação do produto compatível com os modelos de lâmpadas halógenas de cada carro (H1 e H4, por exemplo). Observe ainda que o farol de xenônio deve emitir luz branca, e não azulada, que é proibida pela legislação brasileira. Um alerta para quem tem carro zero-quilômetro. Quem instalar um kit fora da concessionária deve estar consciente de que poderá perder a garantia, caso ocorra algum problema na iluminação ou na parte elétrica por conta da colocação dos sistema.

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