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YZF R1 2013 chega com novo controle de tração e alterações no visual. Em sua nova linha oferece três opções de cores: preta, branca e azul | Maurício Maranhão/Agência INFOMOTO
YZF R1 2013 chega com novo controle de tração e alterações no visual. Em sua nova linha oferece três opções de cores: preta, branca e azul| Foto: Maurício Maranhão/Agência INFOMOTO

Mudanças

Dianteira ganha novo visual

No quesito visual, o destaque vai para as mudanças na parte frontal da carenagem. A parte abaixo dos dois faróis foi aberta para melhorar a aerodinâmica e a peça ficou mais "pontuda". O conjunto óptico dianteiro também ganhou um contorno em LEDs, bem ao estilo que já existe nos carros de luxo. A ponteira dos escapamentos também recebeu novo desenho, com uma proteção inédita.

O modelo branco tem desenho na carenagem e o preto, pintura brilhante. A classificação 2013 é para se diferenciar do modelo anterior, ainda 2011, que a Yamaha Brasil por questões de marketing promoveu para 2012. Agora também teve que adiantar para 2013 o modelo nacional. Com preço sugerido de R$ 61.490, a nova Yamaha YZF R1 2013 estará à venda a partir da segunda quinzena de junho.

  • Controle de tração permite a pilotos amadores acelerar mais cedo nas saídas de curvas
  • Conjunto óptico dianteiro ganhou contornos em LED
  • Painel manteve o desenho com conta-giros analógico e tela LCD

Produzida no Japão, mas já com os ajustes para receber o combustível brasileiro, com adição de etanol, a superesportiva Yamaha YZF-R1 é importada oficialmente e chega ao mercado nacional até o fim deste mês. A apresentação do modelo 2013 foi no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Paraná.

A principal modificação, porém, fica invisível, debaixo da carenagem. O modelo ganhou um sofisticado controle de tração, com seis níveis de atuação e que também pode ser desligado. O controle de tração, Traction Control System (TCS), inspirado no modelo M1, que compete no mundial de motovelocidade, atua por meio de sensores que monitoram as rotações das rodas. Quando a roda traseira gira mais rápido que a dianteira, é sinal que está derrapando e o controle de tração atua, reduzindo a potência do motor para restaurar a aderência.

Os seis níveis, que atuam de forma progressiva, indo do mais brando ao incisivo, permitem ao piloto modular o seu tipo de condução, conforme as características do piso e aderência. A seleção do nível de atuação é feita com um simples toque em tecla no manicoto esquerdo e aparece em tela digital no painel para confirmação do piloto, mas deve ser feita com o acelerador desativado.

O motor também conta com a possibilidade de alteração no mapeamento, em três níveis. Modo A, sem restrição de potência; Standard, para rodar no dia a dia; e B, com redução de potência para pisos com pouca aderência. A combinação entre os seis níveis de controle de tração, mais o desligado, e os três de mapeamento produz 21 tipos de acerto do motor para escolha do piloto. Sua potência é de 182 cavalos a 12.500 rpm.

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