• Carregando...
Caixa dois de Richa seria organizado por três pessoas de confiança do governador, segundo delação. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.
Caixa dois de Richa seria organizado por três pessoas de confiança do governador, segundo delação. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.| Foto:

O governador Beto Richa (PSDB) nega que tenha demitido seu amigo Luiz Eduardo Sebastiani da Copel por ele ter ido contra o interesse do governo Sebastiani votou para que a Copel repassasse só 25% dos seus lucros para os sócios. O maior sócio é o governo do estado: e o maior interessado em ter o dinheiro em caixa é Beto Richa. No final, o governo venceu e a estatal vai distribuir 50% dos dividendos.

Sebastiani está de fato de saída da Copel. Mas Richa diz que é mera coincidência. “Não é por causa disso. Tanto que não é só ele”, disse Richa em evento nesta quinta. O governador diz que vai anunciar várias mudanças nas estatais e no secretariado em breve e que a saída de Sebastiani é só parte desse quadro maior. “O Sebastiani me acompanha desde a prefeitura, é muito qualificado”, disse o governador.

Beto Richa também nega que o fato de o governo se apropriar de mais R$ 150 milhões dos lucros da Copel só neste ano coloquem a companhia em risco. Na reunião do Conselho de Administração houve quem dissesse que isso prejudica os investimentos da companhia. “Os diretores que indicamos para a empresa quase na totalidade são copelianos. E o que falamos para eles foi que na medida da possibilidade econômica financeira fossem repassados 25% ou 50%, sempre preservando o interesse e a estrutura da Copel”, disse.

Richa disse que a retirada de uma parcela maior dos lucros foi necessária devido à crise econômica. “O estado passa por dificuldades impostas pela crise nacional sem precedentes do país. E isso nos obrigava a requisitar os dividendos de algumas empresas públicas”, disse. “Mas sem jamais prejudicar a solidez da Copel, que vem fazendo um investimento recorde no nosso governo”, afirmou.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]