• Carregando...
O guarda-marinha que concluir o curso da Escola Naval será nomeado 2º Tenente, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha. (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
O guarda-marinha que concluir o curso da Escola Naval será nomeado 2º Tenente, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha. (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)| Foto:

A Marinha do Brasil abriu um novo concurso com 31 vagas para ingresso na Escola Naval em 2019 (CPAEN/2019), sendo 19 para homens e 12 para mulheres. Conforme o edital de abertura (baixe aqui), o concurso exige idade entre 18 e 23 anos em 1º de janeiro de 2020, ter concluído ou estar em fase de conclusão do terceiro ano do ensino médio, não ser casado(a) ou ter união estável e, ainda, não ter filhos, além de outras exigências legais listadas no regulamento da seleção.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

As inscrições serão recebidas com taxa de participação no valor de R$ 106 entre os dias 05/06 e 05/07/2019 no site da Marinha do Brasil ou presencialmente nas Organização Militares listadas do edital de abertura.

Etapas da seleção

Os candidatos serão avaliados na 2ª quinzena de agosto e 1ª quinzena de setembro mediante duas provas objetivas, sendo a primeira com as matérias de matemática e inglês, e a segunda com as disciplinas de física, português e de redação.

As provas serão aplicadas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Angra dos Reis (RJ), Nova Friburgo (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), Amapá (AP), Piauí (PI), Santarém (PA), São Luís (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Paranaguá (PR), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Santos (SP), São Paulo (SP) e Manaus (AM), conforme escolha do candidato no momento da inscrição.

VEJA TAMBÉM: Exército abre 450 vagas para a EsPCEx; somente nível médio

Para os aprovados na primeira etapa (provas objetivas) haverão as próximas fases, com a verificação de dados biográficos (VDB), a inspeção de saúde (IS), o teste de aptidão física (TAF), a verificação de documentos (VD), a avaliação psicológica (AP), o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração (PH) e, por fim, o período de adaptação (PA) que antecede o ingresso no curso de graduação da Escola Naval (CG).

(Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

O curso de graduação ofertado pela Escola Naval – instituição de ensino superior da Marinha do Brasil localizada na cidade do Rio de Janeiro (foto) – terá início em 3 de fevereiro de 2020 com duração de cinco anos de formação em regime de internato. Durante todo o curso o aluno receberá assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de alimentação, uniforme e vencimentos (valor não descrito no edital).

Nos quatro primeiros anos os alunos serão aspirantes ao oficialato. Durante essa etapa serão realizadas as atividades de ensino, o treinamento físico e a formação militar-naval (período acadêmico), além do Estágio de Adaptação para os Aspirantes do 1º ano, do Estágio de Sobrevivência no Mar, na Selva e outros para os Aspirantes do 2º ano e as Viagens de Instrução para os Aspirantes do 3º ano (períodos de verão).

Ao início do 3º ano letivo, após o período de verão, o aspirante fará a opção de Corpo e habilitação dentro do corpo. Os aspirantes do sexo masculino poderão fazer parte do Corpo da Armada (habilitação em Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas), do Corpo de Fuzileiros Navais (habilitação em Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas) ou do Corpo de Intendentes de Marinha (habilitação em Administração). Já as aspirantes do sexo feminino serão parte somente do Quadro de Oficiais Intendentes da Marinha (habilitação em Administração).

No último ano há um ciclo pós-escolar, quando os aspirantes passam à função de Guarda-Marinha e recebem o ensino profissional, com aprendizagem prática e de instrução em várias organizações militares e a bordo do Navio-Escola Brasil. Há também a viagem de instrução com passagem por outros países para prática da teoria estudada durante o curso.

O guarda-marinha que concluir o ciclo pós-escolar com aproveitamento receberá o diploma de graduação em Ciências Navais e será nomeado Segundo-Tenente, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha, com vencimento inicial de R$ 7.490,00 de acordo com os valores definidos na Lei n.º 13.321 de 27 de julho de 2016, além de outros benefícios específicos da carreira de militar da Marinha.

LEIA TAMBÉM: PM-SP abre concurso com 2,7 mil vagas para soldado de nível médio

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]