• Carregando...
Enquadrar Neymar e outros 4 desafios de Tite na Copa do Mundo 2018
| Foto:

DIRETO DE MOSCOU, RÚSSIA – Mal começou a Copa do Mundo 2018 e o técnico Tite já tem problemas importantes para resolver na caminhada do Brasil rumo ao hexacampeonato na Rússia. Antes do início do Mundial, o treinador falou em “fantasminhas” ao comentar eventuais dificuldades na campanha. Situações que, agora, são reais para o gaúcho. Confira:

1 Enquadrar Neymar

Jonathan Campos/Gazeta do Povo, enviado especial à Rússia

O principal jogador do Brasil enfrenta dois problemas. O primeiro, com a bola . Não jogou bem nas duas partidas do torneio e viu Philippe Coutinho assumir o papel de protagonista do time. Pode ser um reflexo natural dos três meses sem atuar durante a recuperação da cirurgia no pé direito. Ou seja, a expectativa é que o rendimento cresça.

O outro fantasma, entretanto, assusta mais. Neymar se mostrou extremamente irritadiço nos dois jogos. Chegou a discutir com o árbitro holandês Bjorn Kuipers diante da Costa Rica e, fosse o apitador mais rigoroso, o camisa 10 poderia ter sido expulso (tomou um amarelo por socar a bola). Não bastasse, terminou o jogo chorando ao gramado.

Assim sendo, enquadrar Neymar é fundamental. Com mais um cartão amarelo, o jogador é suspenso e fica fora de uma partida. E os cartões são zerados somente das quartas de final para a semifinal. Ou seja, perder Neymar num torneio curtíssimo como a Copa do Mundo é uma ameaça real.

2 Encontrar seu camisa 9

Jonathan Campos/Gazeta do Povo, enviado especial à Rússia

Eleito como o atacante de área do Brasil, Gabriel Jesus não está correspondendo. Ainda não marcou no Mundial e, na estreia contra a Suíça, teve atuação apagadíssima. Na ocasião foi substituído por Roberto Firmino, seu principal rival na função. E o atleta do Liverpool parece cada vez mais perto de roubar a titularidade do concorrentes do Manchester City.

Contra a Costa Rica, diante do placar zerado, Tite optou por atuar com os dois. E a aposta deu certo. Ambos participaram do gol que desafogou a equipe, anotado por Philippe Coutinho, já nos acréscimos da etapa final. Entretanto, é um esquema de emergência, para tentar furar, na marra, retrancas bem armadas. Para a sequência, Tite vai precisar mesmo escolher entre um e outro.

3 Recuperar Willian 

Jonathan Campos/Gazeta do Povo, enviado especial à Rússia

O jogador ganhou a confiança de Tite e a posição do lado direito do ataque brasileiro. Rápido, driblador, deu força ao setor que, normalmente, fica empobrecido com a concentração do jogo do Brasil em Neymar, no lado oposto do campo. O problema é que Willian ainda não conseguiu jogar na Rússia.

Diante da Costa Rica, foi substituído por Douglas Costa no intervalo, mudança que deu mais poder de fogo ao time. Saiu de campo com um chute a gol, dois dribles, dois cruzamentos, perdeu duas bolas e sofreu três faltas. No mesmo tempo, Douglas Costa deu a assistência para o gol de Neymar, seis dribles e criou três chances.

O problema é que Douglas Costa está contundido e sem prazo para retornar — a expectativa é que esteja recuperado numa eventual quartas de final. Assim sendo, mesmo que opte por manter Willian na reserva, Tite precisa recuperar o atleta, para tê-lo como mais uma carta na manga.

4 Dar confiança a Fágner

Jonathan Campos/Gazeta do Povo, enviado especial à Rússia

O atleta do Corinthians chegou para a Copa do Mundo como o terceiro lateral-direito do Brasil. O dono da posição, Daniel Alves, não foi chamado por força de uma contusão. A vaga acabou ficando para Danilo, a segunda opção. Eis que o substituto também foi parar no departamento médico, com uma lesão no quadril.

Diante dessa situação, Fágner foi alçado ao posto de titular e entrou numa fria. O jogador vinha sem atuar há três meses, por causa de uma lesão, e foi convocado ainda em fase de recuperação. Contra a Costa Rica teve atuação segura, mas não foi exigido.

Fica a preocupação se o camisa 22 terá condições de enfrentar jogos de maior porte, decisivos. Em todo o caso, Tite já pensa em possíveis improvisações, como escalar o volante Fernandinho no setor ou o zagueiro Marquinhos, ambos com experiência de jogar na lateral-direita.

5 Recuperar os contundidos

O Brasil entrou em campo apenas duas vezes na Copa do Mundo e já tem três atletas contundidos. O volante Fred se machucou ainda na fase de preparação, numa dividida com o também volante Casemiro. O lateral-direito Danilo, por sua vez, apareceu com lesão no quadril depois da estreia, contra a Suíça. Por fim, o atacante Douglas Costa sofreu um lesão muscular na coxa direita após o duelo com a Costa Rica. E os três não têm prazo para retornar.

###

WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

Leia também

 >> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos

 >> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia

>> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]