Especialização em Fotografia Autoral e Desenvolvimento de Projeto.
Neste curso, o aluno aprenderá elaborar um ensaio Autoral, seja na área documental ou de arte, editar o material produzido, além de ser analisado pelo prof. com o objetivo de acompanhar suas evoluções. No término do curso, cada um apresentará seu material.
Fotografia Documental : Um dos objetivos é retratar a realidade. É diferente do fotojornalismo que tem prazos curtos e pautas diárias para serem cumpridas. A Documental permite ao fotógrafo ter mais liberdade na hora de analisar o cenário, escolher a técnica que se adapta melhor ao tema e muitas vezes voltar várias vezes no local onde está sendo produzido o ensaio ou projeto. Essas fotos podem documentar uma época, uma realidade.
A Fotografia na arte Contemporânea: A Fotografia está cada vez mais inserida no contexto da arte contemporânea, mercado da arte e em galerias. Será abordada a produção fotográfica como expressão artística.
Desenvolvimento de Projeto Autoral: Projeto Autoral é aquele onde a fotografia não é comercial, na maioria das vezes o fotógrafo decide sozinho desenvolver seu trabalho e total liberdade para produzir. Desde a escolha do tema, construção da ideia até a execução final.
Projetos Culturais: entender o processo básico para elaboração de projetos e editais culturais existentes.
Elaboração de portfólio: Todo fotógrafo deverá ter um portfólio. É um conjunto de fotos que poderá ser virtual ou físico que representem seu trabalho. Não é tarefa fácil escolher e separar o que se tem de melhor, muitas vezes poderá ganhar ou perder um cliente se o portfólio não representar bem o trabalho que o fotógrafo quer vender. Por isso o aprendizado para elaborar o portfólio é de fundamental importância.
Leitura de portfólio: Todo fotógrafo precisa saber como está seu trabalho e a crítica construtiva é muito bem vinda sob o olhar de quem realmente entende. A leitura de portfólio é um dos métodos mais eficazes para o aprendizado e crescimento do fotógrafo.
Curadoria e Montagem de exposição: é um processo de organização das imagens a serem expostas. Pode ser feita de acordo com o projeto, local, e do valor do orçamento.
Fotógrafo convidado: será convidado durante o curso, um ou mais fotógrafos com trabalho autoral para bate-papo com os alunos.
Fotos da Galeria: Solidão Urbana,Tânia Buchmann
Serviço: http://centroeuropeu.com.br , fone: 41 – 3233-6669
A Fotografia Documental – 8 h/a
A Fotografia na Arte Contemporânea – 8 h/a
Desenvolvimento de Projeto Autoral (tema, construção de conceito e orientação do projeto) – 14 h/a
Projetos Culturais – 8h/a
Elaboração e leitura de portfólio – 8 h/a
Fotografo convidado – 6 h/a
Curadoria e montagem de exposição – 8 h/a
Total: 60 h/a
Em análise no STF, fim de manicômios pode aumentar violência e desumanizar tratamentos
Fuga de venezuelanos pela selva mais perigosa do mundo volta a aumentar após fraude eleitoral
STF imita ditadura militar ao perseguir Marcel van Hattem
O fim de “caixa-preta”, “denegrir”, “buraco negro”: educação ou imposição ideológica?
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião