• Carregando...
Produtividade em tablets: meus apps favoritos (iOS, Android e Windows)
| Foto:

Para fechar a semana em que contei minha experiência com tablet no lugar do computador, eis a lista de apps que uso e indico para você ser mais produtivo com seu iPad ou Android. Se você ainda não viu, clique para ler a primeira e segunda partes desta série.

S Note x Samsung Notes

O S Note é a melhor solução da Samsung até hoje para o uso da caneta S Pen. Rico em recursos e ferramentas. Contudo, recentemente foi substutuído pelo Samsung Notes, que é um desastre completo. Não atualizei meu Galaxy Note5 até agora só por causa do S Note, mas no tablet Tab A6 não consegui escapar. Os usuários estão reclamando tanto que tenho certeza que o S Note voltará. Há todo um movimento na web por isso. Adoro o recurso de escrever com a tela apagada e também de ter as notas no Evernote. Não sei mais o que é andar com cadernos ou bloco de notas a tiracolo.

Evernote x OneNote

O Evernote é a extensão do meu cérebro e já falei muito dele em meu blog (veja todos os posts aqui), mas muita gente pergunta a respeito do OneNote. Eu era usuária do OneNote antes do Evernote existir (lá se vão quase 10 anos) e mesmo naquela época já havia uma versão para WIndows Mobile.

Hoje, em ambos você pode tomar notas de aulas e reuniões, organizar seu material de estudo e trabalho, redigir textos, categorizar e hierarquizá-los, bem como anexar vários tipos de arquivos: imagens, PDFs, áudios, documentos Office e muito mais.

Continuo preferindo o poder e a versatilidade do Evernote, mas o OneNote ganha no recurso de adicionar notas escritas à mão. Para saber qual é o melhor para você, sugiro que teste ambos gratuitamente. No entanto, para a tarefa de escrita à mão, prefiro apps de terceiros.

Escrita à mão

Se você gosta de canetas e quer escrever à mão em seu tablet, pode usar a Apple Pencil caso tenha um iPad Pro ou a S Pen se tiver um tablet Samsung compatível, como os Tabs A5, A6 e o novo S3.

Quando se fala em iOS, há um aplicativo imbatível: GoodNotes. Nem perca tempo procurando outros, nenhum trará experiência igual. O Notability também é legal, e pode ser intressante para quem não tem o iPad Pro e usa aquelas stylus com ponta de borracha ou bluetooth.

Para Android, também há 2 destaques: o Squid (que também funciona em Windows, e indico para quem tem o Surface) e o Inkredible (que também tem versão para iOS). Ambos são gratuitos, porém algumas ferramentas extras são desbloqueadas mediante pagamento. O Inkredible permite exportar notas nos formatos JPG, PDF ou INK — estas podem ser editadas depois:

Já o Squid só permite exportar em JPG ou PDF. Mesmo assim, é minha escolha, sinto-me mais confortável ao escrever e caprichar na elaboração das minhas notas:

Como eu uso o Squid. Coloquei no blog meus apps favoritos para tablets iOS, Android e Windows.

Uma publicação compartilhada por Bia Kunze – Garota Sem Fio (@biakunze) em

Leitores e marcadores de PDF

A Samsung tem seu próprio aplicativo: Write on PDF. Dá para ler, sublinhar e fazer anotações sem precisar fuçar muito: ele é básico e intuitivo. Se você deseja mais ferramentas, o melhor que testei é o gratuito Xodo, disponível para iOS, Android, Windows, extensão para o Google Chrome e até web app! De tão incrível, dá um banho até em soluções pagas. Uso todo santo dia e adoro!

Abaixo, Xodo (à esquerda) e Squid em recurso de tela dividida:

Office

A lojas de aplicativos também estão repletas de suítes Office. As mais conhecidas são Polaris, OfficeSuite e a veterana DocsToGo — que existe desde os tempos do Palm! Todas possuem uma opção gratuita com funcionalidades limitadas: assim, fica mais fácil você testar todas para escolher a definitiva, já que será necessário fazer um pequeno investimento. Certos smartphones já vem com a versão completa de fábrica.

Há ainda as consagradas suítes iWork, da Apple (com Pages, Number e Keynote) e Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint). Tenho e recomendo ambas. A que mais uso atualmente é a Office 365, cuja assinatura fornece também 1 TB no OneDrive e 60 minutos de Skype por mês.

Mapas Mentais

A telona do tablet, ao contrário dos smartphones, é espaçosa o suficiente para fazer mapas mentais caprichados. Quanto mais polegadas, melhor. As experiências com os aplicativos MindMeister ou SimpleMind (ambos para iOS, Android e Windows) foram as melhores entre todos que testei. Contudo, atualmente usando a caneta S Pen, minha solução favorita é old-school: abro uma nota em branco e saio desenhando!

Leitores de notícias

Há 2 aplicativos ótimos no estilo “ler mais tarde” — você instala um plugin no seu navegador e salva para ler quando tiver mais tempo e paciência. São o Pocket e o Instapaper. Depois de salvos, é só abrir o tablet ou smartphone e ler sua seleção, inclusive offline. Hoje o Instpaper está um passo à frente do Pocket, permitindo anotar e selecionar trechos para destaque. Você pode exportar seus artigos e seleções posteriormente no Evernote, OneNote e outros. Contudo, hoje opto pelo Pocket porque o utilizo como curador de conteúdo para este blog, redes sociais e minha coluna na CBN Curitiba. Você pode acompanhar minhas recomendações de artigos aqui.

E você, de que aplicativos gosta para ser mais produtivo em seu tablet? Compartilhe nos comentários!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]