• Carregando...
Rafael Greca (PMN) ao lado de Beto Richa (PSDB) e Cida Borghetti (PP) (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)
Rafael Greca (PMN) ao lado de Beto Richa (PSDB) e Cida Borghetti (PP) (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)| Foto:

Rafael Greca (PMN) chegou à prefeitura de Curitiba com o apoio do ex-governador Beto Richa (PSDB) e do casal Cida Borghetti (PP) e Ricardo Barros (PP), que declarou apoio ao atual prefeito após a derrota da filha Maria Victoria no primeiro turno das eleições de 2016. Como prefeito, Greca governou com o apoio do mesmo grupo.

Logo que assumiu a gestão da cidade, o prefeito contou com a ajuda de Richa com um repasse para a compra extraordinária de medicamento e com o anuncia da retomada da integração do transporte coletivo. Quando Richa deixou o governo e Cida assumiu, o Palácio Iguaçu seguiu aberto para a prefeitura. A governadora ajudou, por exemplo, com um providencial subsídio de R$ 71 milhões, que permitiu a prefeitura manter a tarifa de ônibus em R$ 4,25.

LEIA MAIS: Rejeitado na prefeitura, Fruet foi deputado mais votado em Curitiba

Nas eleições deste ano, Greca retribuiu o apoio recebido e entrou de cabeça na campanha de Richa e, sobretudo, na de Cida. Com a derrota dos dois aliados, o prefeito correria o risco de ficar isolado politicamente e ver cessar o generoso fluxo de recursos que tem vindo do governo. Pragmático, o prefeito já começou a se aproximar do governador eleito Ratinho Junior (PSD) para garantir as boas relações institucionais e, quem sabe, o apoio em uma eventual tentativa de reeleição.

Desde a eleição, os dois já trocaram ligações telefônicas e pretendem marcar uma conversa na sede da prefeitura de Curitiba.  O movimento é importante para a cidade, que já sofreu com os embates entre Richa prefeito e Requião governador e depois com Richa governador e Gustavo Fruet prefeito.

Essa proximidade também é importante para Ratinho Junior, que pretende trabalhar a integração entre Curitiba e a Região Metropolitana e, para isso, não pode prescindir de um aliado no Palácio 29 de Março.

VEJA TAMBÉM: Grupo ligado a João Arruda quer Requião fora do comando do MDB

Pensando em uma disputa pela reeleição em 2020, a aproximação com Ratinho também é indispensável para Greca. Ainda que o candidato natural do futuro governador pareça ser o deputado federal eleito Ney Leprevost (PSD), o cenário ainda não está definido.

Por enquanto, quatro políticos já demonstraram interesse em disputar a prefeitura daqui dois anos: além de Greca e Leprevost, Fernando Francischini (PSL) e Gustavo Fruet (PDT) consideram essa opção.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]