• Carregando...
Pulses, as leguminosas que ganham espaço e têm data mundial para comemoração. (Fotos/ Divulgação)
Pulses, as leguminosas que ganham espaço e têm data mundial para comemoração. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

O chef André Fontana Pionteke vai ensinar a lidar com feijões germinados na aula-show do Mercado Municipal.

O chef André Fontana Pionteke, que recentemente participou com muito sucesso do reality MasterChef Profissionais, será uma das atrações em evento que acontece no Mercado Municipal de Curitiba, em celebração ao primeiro Dia Mundial do Feijão e dos Pulses – que será comemorado em todo o mundo no próximo domingo, dia 10.

Pionteke, que tem planos de abrir seu próprio restaurante em Curitiba, mas vive de agenda cheia de eventos desde que deixou o programa da Band, foi convidado para fazer pratos com feijões neste sábado (09), na arena do Mercado Municipal de Curitiba, e já tem o que irá oferecer aos presentes: feijões germinados.

Convidado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para participar do evento, o chef já está germinando os feijões Mungo, Vermelho, Rajado e Fradinho para a composição final do prato. No sábado ele vai mostrar como fazer os grãos germinados envoltos em citronette (vinagrete com limão) sobre hommus negro feito com carvão ativo em um chip de batata temperado com sumagre e pimenta-do-reino. Sumagre é uma especiaria que possui um toque de acidez, com um sabor frutado, mas muito suave e amplamente utilizada no Oriente Médio. Para completar o prato, brotos e flores na decoração.

Pulses em Curitiba

Pulses, de que se trata, então? O termo “pulses” tem utilização recente e refere-se às sementes comestíveis de plantas da família das leguminosas, que crescem em vagens e têm variedade de formas, tamanhos e cores. A denominação é limitada às culturas colhidas apenas como grãos secos, o que os diferencia de outras culturas vegetais, que são colhidas enquanto ainda verdes. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) reconhece 11 tipos de leguminosas: feijão seco, favas secas, ervilhas secas, grão-de-bico, ervilhas, guandu, lentilhas, feijão bambara, ervilhaca, tremoço e pulses não especificadas.

Quem organiza mundialmente o evento é a Confederação Global de Pulses, a qual tem parceria no Brasil com o Instituto Brasileiro de Feijão (IBRAFE). Para comemorar, a Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SMAB –, apoia o IBRAFE na promoção de um grande evento em Curitiba.

Mais cozinheiros

A programação organizada para o Mercado Municipal de Curitiba já começa nesta quarta-feira (06), a partir das 11h15, com a abertura da oficina “Importância dos pulses”, com Valéria Lüders (Vice-presidente do IBRAFE), seguida de uma Exposição de diversidade de Pulses. E aí, outra interessante experiência, desta vez com o chef Reinhard Pfeiffer, que vai ensinar a fazer sorvete e brownie com massa de feijão.

Na sexta-feira (08), a partir das 10h, na Praça Osório, acontece evento aberto ao público abordando os temas: origem dos pulses; diversidade de pulses; a importância ambiental e os benefícios para a saúde. Em seguida, a chef Gabriela Carvalho, do Restaurante Quintana Gastronomia, vai ensinar a fazer uma Salada de verão, elaborada com feijões. Os presentes também poderão degustar esta salada com pulses.

Boa oportunidade, então, de conhecer um pouco mais as leguminosas e aprender algumas maneiras de utilizá-las. E a chamá-las de pulses, também, é claro.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]