• Carregando...
Denis Dubourdieu é o Homem do Ano 2016 da Decanter
| Foto:

Denis Dubourdieu foi eleito pela revista Decanter, especializada em vinhos, como o Homem do Ano de 2016. (Foto/ Divulgação)

A capa da Decanter de abril.

Conheci Denis Dubourdieu tempos atrás, em uma degustação de vinhos. Foi assim, de passagem, contato rapidíssimo, mas o suficiente para captar a paixão que esse francês tem pelos vinhos, especialmente pelos que produz.

Mais tarde conheci Jean-Jacques – tivemos a oportunidade de conversar em pelo menos três eventos promovidos pela importadora Porto a Porto, que distribui seus produtos no país -, o filho que também assumiu os negócios do pai e viaja o mundo a apresentar os belos vinhos concebidos pela família.

Pois agora a família comemora a designação da revista inglesa Decanter, que acaba de anunciar o enólogo francês Denis Dubourdieu como o Homem do Ano 2016, um dos mais importantes e respeitados títulos conferido a personalidades do mundo do vinho – uma espécie de Oscar do Vinho. A edição da publicação com a reportagem sobre o título circulará no mês de abril. Só para se ter ideia da dimensão dessa premiação, nomes como Jancis Robinson, Aubert de Villaine, Angelo Gaja, Emile Peynaud e Hugh Johnson já foram eleitos.

Clos Floridene, um dos vinhos mais expressivos da lavra de Dubourdieu. (Foto/ Divulgação)

Denis Dubourdieu é um dos nomes mais famosos da geração de enólogos contemporâneos. Além de importante viticultor, professor, pesquisador e doutor da Universidade de Bordeaux, tornou-se consultor enológico de mais de 40 vinícolas europeias, entre elas as que produzem os famosos Cheval Blanc e Château de Yquem. Ao lado da esposa Florence, e dos filhos Fabrice e Jean-Jacques, Dubourdieu comanda cinco propriedades: o Château Doisy-Daëne, um cru classé na região de Sauternes/Barsac, herança de seu pai; o Château Cantegril, um Cru Bourgeois em Barsac, de seu avô materno; o Château Reynon, que era do pai de sua esposa; o Clos Floridene, que reúne os melhores solos para vinicultura na região de Graves (o nome é uma junção das iniciais do casal); e o Château Haura, arrendado em 2002.

Os vinhos do (agora) premiado enólogo estão todos disponíveis no mercado brasileiro, importados pela Porto a Porto e Casa Flora.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]