• Carregando...
Lagosta também ganha cardápio especial com toque asiático no Thai Restaurante
| Foto:

Lagosta ao curry vermelho com leite de coco, maçã caramelizada, vegetais e acompanhado de arroz de coco – um dos itens do Festival da Lagosta do Thai Restaurante. (Fotos/ Anacreon de Téos)

Torrada de arroz de jasmim com curry, chutney de manga, maçã e lagosta.

Que tal um festival de lagosta? Sim, já há alguns, você pode argumentar. Até aqueles que publicamos recentemente aqui. Mas um festival em restaurante tailandês? Pois é, agora tem, toda quinta-feira no Thai Restaurante, com o toque dos temperos e condimentos asiáticos ao sempre saboroso crustáceo.

O “Festival da Lagosta” do Thai conta com belas peças de cavaquinha, vindas do Nordeste do país, e o cardápio especial tem quatro pratos, começando com uma Torrada de arroz de jasmim com curry, chutney de manga, maçã e lagosta. Uma entrada bem interessante, a começar pela torrada, que é feita a partir do (sempre saboroso e aromático) arroz de jasmim cozido, moldado e frito, com a cobertura do chutney, um naco da lagosta cozida por cima e decoração de folhas, brotos e sementes de gergelim.

Lagosta grelhada ao curry vermelho com shiitake e arroz de jasmim.

O primeiro prato principal é uma Lagosta grelhada ao curry vermelho com shiitake e arroz de jasmim. Aqui cabem parênteses para lembrar da picância dos pratos tailandeses – como de resto dos demais países asiáticos. O que dá o toque picante aos pratos é o curry, classificado em três cores, desde o amarelo, mais fraco, ao verde, mais forte. O vermelho é o intermediário. O shiitake em molho é muito bom e, misturado ao arroz branquinho, complementa o sabor da lagosta com galhardia.

O segundo prato é uma Lagosta ao curry vermelho com leite de coco, maçã caramelizada, vegetais e acompanhado de arroz de coco. Chega em dois recipientes separados, para serem misturados ao gosto do cliente. O agridoce da maçã e do coco fazem bela parceria com o picante do curry e de umas lascas de pimenta dedo-de-moça que completam a decoração. Delicioso!

Creme pâtisserie com calda de amora e morango.

De sobremesa, Creme pâtisserie com calda de amora e morango – já não tão oriental assim, mas um belo fecho para a refeição.

O cardápio fechado custa R$ 99 e é servido toda quinta-feira.

Mas, para quem não quiser lagosta ou preferir se enveredar nos caminhos da cozinha tailandesa, existe outro cardápio completo, o “Festival Tailandês”, que é servido de segunda a quinta, custa R$ 55 e é composto por cinco itens. De entrada, Espetinho de frango (Satay gai) e Torrada de porco com temperos thai, apresentando duas vertentes da cozinha de lá. O primeiro prato é um Camarão ao curry vermelho, maçã caramelizada e vegetais, acompanhado com arroz. A seguir, Arroz frito de frango e vegetais, antecedendo outra incursão ao mar, o Pescado ao curry amarelo, tamarindo, cogumelo e manga, acompanhado com arroz (arroz é sempre jasmim). De sobremesa, Banana ao leite de coco e amendoim – esta sim, bem de lá.

Um italiano asiático?

Mauro Orlandi, o italiano que tem tudo a ver com a Tailândia. (Foto/ Divulgação)

O Thai Restaurante já existe há cinco anos, embora muita gente não saiba. É fruto do entusiasmo de seu proprietário pela cozinha tailandesa e de um químico italiano, que, depois de rodar pelo mundo, um dia decidiu se estabelecer no Brasil.

Mauro Orlandi até que cozinhava bem, mas começou a priorizar essa atividade como profissão somente por aqui. Na Itália ajudava os pais em algumas refeições para grandes jantares familiares e dava uns pitacos no restaurante dos tios, bem conceituado em Roma, de onde ele é.

Em Curitiba começou aplicando esses conhecimentos e foi cozinheiro assim que abriu a Cantina do Délio. Mas não resistiu à tentação quando convidado para integrar o projeto do Thai. Jovem ainda, mochileiro, esteve por um bom tempo na Tailândia e se encantou com o país e com a comida de lá. Tinha à mão a oportunidade de pôr em prática o que havia aprendido e não hesitou. Encarou a parada e permanece na casa até hoje, já não mais na rotina da cozinha, mas abrangendo mais ações, da gerência até DJ, pois as playlists que tocam no Thai são de sua autoria.

O restaurante é muito acolhedor. Ambiente à meia-luz, reverenciando Buda, que está por toda parte, em estátuas, quadros, desenhos e até uma curiosa imagem que acompanha seus movimentos, girando a cabeça em sua direção.

Além dos festivais, as opções para todos os gostos não deixam ninguém na mão. O cardápio contempla todos os segmentos (vegetais, aves, carnes vermelhas, peixes e massas) e é classificado por imagens de pimenta vermelha em cada pedida – de uma a três para definir o grau de picância.

Conta com uma boa carta de vinhos, bebidas destiladas, cervejas e interessantes e coloridas opções de drinques criados por bartender para qualquer ocasião.

Thai Restaurante

Alameda Julia da Costa, 870 – Bigorrilho

Fone: (41) 3039-6980

= -=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]