• Carregando...
Um show de sabores nas finais dos alunos do Centro Europeu
| Foto:
Entremet Barcelona

Entremet Barcelona, por Rebeca Benito Paredes, vencedor da final de pâtisserie do Centro Europeu. (Foto/ Anacreon de Téos)

Gosto muito de apreciar novos sabores, de poder compartilhar da experiência de outros na criação de pratos, sejam doces, salgados, pães… o que for possível inventar.

Tive o privilégio, dias atrás, de compor, a mesa julgadora da IV Mostra de Talentos dos alunos do curso de Pâtisserie e Boulangerie do Centro Europeu. Foi minha segunda participação nessa iniciativa, que praticamente corresponde à formatura dos alunos ali da escola.

E agora, tanto quanto na oportunidade anterior, fiquei muito impressionado com o nível do que pude experimentar. Concorrentes inspirados, dominando todas as técnicas e, arrisco dizer, já prontos para encarar esse difícil mercado da gastronomia.

As vencedoras da categoria Boulangerie foram Jaqueline Conte e Vania Flausino, apresentando um Pão de maracujá com hambúrguer de salmão. É a variação de uma combinação clássica, do peixe gordo com a fruta ácida. Aqui, o maracujá, em forma de farinha, entrou na composição da massa do pão, enquanto o salmão compôs muito bem o hambúrguer, muito bem feito na consistência e no sabor.

Na categoria Pâtisserie, a vencedora foi a espanhola (ou devo dizer catalã?) Rebeca Benito Paredes, que criou uma verdadeira sinfonia, o Entremet Barcelona, com o objetivo “de trazer um pedaço da minha cidade a todos vocês”.

Ela utilizou ingredientes ligados à sua origem, mas com as técnicas e descobertas adquiridas e assimiladas no Centro Europeu. A base do entremet foi um “pa de pessic”, o pão-de-ló mais comum na Catalunha. Logo acima, caramelo com interessante toque de flor de sal e, como se fosse um recheio, pera (fruta das mais comuns por lá) confitada com anis e cravo.

De cobertura, a “crema catalana”, que é a variação local (fogão e não forno) para o que os franceses chamam de “crème brûlée” e os portugueses de “creme queimado” ou “leite-creme”. E aí com o toque pessoal da autora, característica que sempre diferencia os melhores na cozinha: o creme veio em forma de mousse, macio, aerado e muito delicado.

Para decorar, Rebeca modelou o açúcar Isomalt quase em forma de um bojo de lâmpada, para recobrir uma avelã, outro ponto de referência da culinária de seu país.

Todos ficaram encantados com o resultado final, conquistando a melhor nota de todo o evento, quase da perfeição.

Foi um momento especial, atestando a capacidade de formação do Centro Europeu, mas, principalmente, o talento dos alunos que se dispõem a frequentar o curso, que é pesado, longo e exige muito de todos eles.

Parabéns ao Centro Europeu e a todos que participaram dessa final inesquecível.

 

Centro Europeu de Curitiba

Alameda Princesa Isabel, 1.300 – Mercês

Fone: (41) 3324-6669

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]