• Carregando...
Fachada da fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil. Foto: Divulgação
Fachada da fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil. Foto: Divulgação| Foto:

A marca de 20 milhões de pneus produzidos pela fábrica brasileira da Sumitomo Rubber do Brasil Ltda, que detém as marcas Dunlop e Falken, deveria ter sido alcançada em janeiro de 2019. Mas um mês antes os mais 1.300 funcionários da unidade, que fica em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, comemoravam a produção. Alcançar a meta com esta antecedência mostrou ao time de gestores que as mudanças promovidas a partir de janeiro de 2016, cerca de dois anos depois da inauguração da planta (outubro/2013), foram acertadas e deverão trazer ainda melhores resultados.

Entre as práticas que tornaram a fábrica referência de produtividade e excelência, inclusive em relação às plantas veteranas como as do Japão, está a criação de equipes multidisciplinares de alta performance, compostas por especialistas de vários departamentos , que recebem total suporte da matriz para operar.  São essas equipes que sugerem inovações e mudanças positivas, promovendo uma cultura descrita pela empresa como “obsessão por excelência”, que envolve do operador ao presidente da empresa. “Inovação, teamwork e autocrítica foram fundamentais para o nosso crescimento. Apenas no ano de 2018 recebemos, de toda a operação, mais de 2200 novas sugestões. Quando se valorizam as pessoas e suas ideias, há cooperação e envolvimento e os resultados são robustos e consistentes!”, afirma Tufik Kairalla, gerente de produção. Porém, nessa cultura o mais importante não é a produção, mas a segurança do colaborador. Nesse sentido, as pessoas são incentivadas a buscarem novos conhecimentos internos e externos na sua área de interesse para aplicá-los no trabalho. Além de também serem realizados treinamentos internos de atualização, para que todos na equipe possam manter e aprimorar conhecimentos, que elevam o grau de desenvolvimento da empresa.

Trabalhamos para aumentar nossa participação no mercado, gerando novas oportunidades de emprego e contribuindo de maneira sólida para o crescimento socioeconômico do estado do Paraná e do país.

Para Alex Rodrigues, gerente de tecnologia da produção, “a evolução ano após ano da performance vem de dedicação, integração e da união de equipes de diferentes áreas para o alcance de um objetivo comum. Incentivando a prática de metodologias de trabalho com equipes multidisciplinares, conseguimos obter resultados cada vez mais estáveis e melhores, além de agregar em conhecimento e motivação de cada membro da equipe”, confirma.

LEIA TAMBÉM >> Cinco pequenas empresas do Paraná estão na lista das mais amadas do Love Mondays

Crescimento

Com investimentos divulgados entre 2016 e 2018 no valor de mais de R$ 600 milhões para implantação do módulo de ônibus e caminhões, a Dunlop pretende chegar em 2020 produzindo 1.000 unidades diárias dos produtos voltados ao setor de carga. As obras do novo módulo, que estavam previstas para março deste ano, já estão prontas e o módulo já está em fase de testes. Segundo a empresa o investimento realizado deverá resultar em crescimento da participação da marca no mercado, que hoje é de 5,6%. Porém, o percentual de crescimento não foi divulgado.  “Trabalhamos para aumentar nossa participação no mercado, gerando novas oportunidades de emprego e contribuindo de maneira sólida para o crescimento socioeconômico do estado do Paraná e do país”, resume Yoshinori Wakitani, diretor presidente da Sumitomo Rubber do Brasil.

LEIA TAMBÉM >> Amcham-Curitiba amplia número de associados e se prepara para comemorar 100 anos no Brasil

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]