• Carregando...
Essa receita de ceviche de pupunha com legumes e cogumelos me fez ir imediatamente para a cozinha. Foto: Georgia Zeringota/Divulgação
Essa receita de ceviche de pupunha com legumes e cogumelos me fez ir imediatamente para a cozinha. Foto: Georgia Zeringota/Divulgação| Foto:

O livro “Brasilidades: Receitas reconfortantes com um toque de chef”, do chef Reinhard Pfeiffer, do Expedito Restaurante, foi eleito o melhor livro de receitas do Brasil na categoria América Latina do Gourmand World Cookbook Awards. Já falei sobre este título aqui no blog e testei uma receita que adorei: a moqueca de pupunha com banana-da-terra. Editado pela Alaúde, que nos últimos anos tem ampliado seu catálogo com títulos sobre vegetarianismo, “Brasilidades” é um ótimo exemplar para ter em casa se você curte comida caseira com uma pegada comfort food. É bem o que eu gosto!

Livro do chef Reinhard Pfeiffer será lançado na Livraria da Vila no dia 1º de agosto. Imagem: Reprodução/Editora Alaúde

Livro do chef Reinhard Pfeiffer lançado em agosto de 2015. Imagem: Reprodução/Editora Alaúde

Bia Nunes Souza, editora da Alaúde responsável pelo projeto, conta que o processo de produção do livro foi longo, mas que desde o início autor e editora estavam em sintonia. “É um livro que consagra o trabalho dele desde o seu início. Antes de ser um livro de receitas vegetarianas, é um livro de valorização de ingredientes brasileiros e ele faz isto de uma forma não convencional”, explica Bia. O reconhecimento de um prêmio desta importância para o mercado editorial deixa bem claro que o caminho é promissor. “Temos bons resultados no Gourmand World Cookbook Awards. É um prêmio bastante flexível, e a cada ano incluem novas categorias. Pra gente é uma vitrine legal e um jeito de descobrirmos novos livros. Um dos títulos que vamos lançar em março no Brasil é de uma autora portuguesa, a Gabriela Oliveira, que ganhou na categoria vegetariana em Portugal na edição deste ano”, contou.

O chef Reinhard Pfeiffer. Foto: Georgia Zeringota/Divulgação

O chef Reinhard Pfeiffer. Foto: Georgia Zeringota/Divulgação

A organização do prêmio não informa os critérios ou como é feita a votação pelo comitê, mas a inscrição pode ser feita tanto pela editora quanto o título ser solicitado pela organização para análise. No caso do livro de Reinhard, o prazo para inscrição já havia terminado e foi solicitado à editora o envio do exemplar para análise. “Eles privilegiam livros que não sejam só compilação de receitas. Preferem os que têm resgate cultural ou que ensinam coisas além da receita pela receita”, diz Bia.

Essa receita de ceviche de pupunha com legumes e cogumelos me fez ir imediatamente para a cozinha. Foto: Georgia Zeringota/Divulgação

Essa receita de ceviche de pupunha com legumes e cogumelos me fez ir imediatamente para a cozinha. Foto: Georgia Zeringota/Divulgação

“Fiquei emocionado e surpreso. Foi um trabalho de quase três anos que é tudo em que eu acredito, a agricultura orgânica, o resgate de receitas, trabalhar com o que é local e da época. A notificação da Editora Alaúde sobre o prêmio foi a primeira coisa que vi hoje quando acordei, estou muito feliz”, comemorou Reinhard.

>>> Saiba mais sobre o chef Reinhard Pfeiffer

A irmã de Reinhard, a nutricionista Astrid Pfeiffer, também teve um livro publicado pela editora em 2012 e venceu na categoria Cozinha Vegetariana do mesmo prêmio, indo para a final e ficando em segundo lugar . “A cozinha vegetariana de Astrid Pfeiffer” traz receitas sem ingredientes de origem animal e cada uma delas tem uma tabela com informações nutricionais.

Ossobuco de pupunha com tutano de alcachofra. Foto: Georgia Zeringota/Divulgação

Ossobuco de pupunha com tutano de alcachofra é uma das receitas do livro “Brasilidades”. Foto: Georgia Zeringota/Divulgação

No momento, Reinhard está em São Paulo e em breve pega estrada para Minas Gerais, onde continua a pesquisar e visitar agricultores e produtores para um novo livro, ainda sem data para lançar. Seu foco será em plantas alimentícias não convencionais, sempre pensando em sazonalidade e agricultura orgânica. “Meu interesse é continuar estudando a cozinha brasileira vegetariana. Tô no meio de um mochilão, fazendo um diário e anotando, fotografando. Fiz testes com desidratação, quero pesquisar mais sobre fermentação e algumas receitas mais exóticas a partir de ingredientes do país”, adianta.

A lista completa do Gourmand World Cookbook Awards 2016 está disponível on-line.

***

O blog entra de férias e volta no fim de março! Até lá, acompanhe a fan page do Verdura sem Frescura. 😉

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]