
A cozinheira, escritora e apresentadora de tevê argentina Dolli Irigoyen foi anunciada pelo ranking Latin America’s 50 Best Restaurants como a vencedora do Prêmio Ícone 2023, que celebra personalidades da área reconhecidas por suas contribuições excepcionais para a gastronomia, e que utilizam essa plataforma para aumentar a conscientização e promover mudanças positivas na indústria.
O anúncio da premiação especial antecede a cerimônia final, onde serão revelados os 50 melhores restaurantes da América Latina, no dia 28 de novembro, no Rio de Janeiro. No início de outubro, a lista já havia anunciado a chef paulistana Janaína Rueda, proprietária do restaurante A Casa do Porco e do bar Dona Onça, como a melhor chef mulher da América Latina em 2023.
Uma das cozinheiras mais reconhecidas na Argentina e na América Latina, Dolli Irigoyen é autora, apresentadora de tevê e proprietária do Espacio Dolli, um workshop culinário criativo em Buenos Aires, onde ela organiza eventos e aulas de culinária e trabalha com uma equipe de jovens chefs para inovar conceitos culinários.
"Dolli tem permanecido como uma figura querida e influente na gastronomia argentina por décadas. Sua extensa pesquisa tem ajudado a lançar luz sobre a diversidade geográfica do país e os ricos ingredientes locais, desempenhando um papel significativo em trazê-los ao palco mundial. Temos muito orgulho em homenageá-la hoje como o ícone que ela se tornou no mundo da gastronomia", diz William Drew, diretor de conteúdo do Latin America's 50 Best Restaurants.
Como uma das primeiras defensoras da qualidade e riqueza dos ingredientes argentinos, Irigoyen dedicou anos explorando a região e seu país de origem, resgatando práticas ancestrais e utilizando ingredientes locais para representar a diversidade geográfica da Argentina.
"Estou muito grata por receber este prêmio. Cada região da Argentina é única e especial, e me traz grande alegria ver meu país e seus produtos sendo celebrados globalmente", celebrou a chef.
50 Best Bars

Este ano, a Argentina também levou a mesma premiação, mas na categoria bar, cujos vencedores foram anunciados no dia 17 de outubro. O bartender Renato 'Tato' Giovannoni foi eleito Ícone da Indústria em 2023 pelo ranking The World’s 50 Best Bars. Presença constante no ranking desde sua primeira edição, em 2013, o bartender, empreendedor e visionário, comanda o Florería Atlántico, em Buenos Aires, oito vezes nomeado o melhor bar da América do Sul.
No próximo dia 16 de novembro, o 50 Best revela os restaurantes latino-americanos classificados entre as posições 51 e 100 do ranking dos melhores de 2023. A lista final, com os 50 melhores restaurantes da América Latina, será revelada em uma cerimônia que acontece no dia 28 de novembro, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook.
-
Estatais no vermelho: sob Lula, empresas federais voltam a ter déficit
-
Governador, parlamentares e ministros já brigam pelo espólio político de Dino no Maranhão
-
Negociações de bastidor que levaram à escolha de Dino revelam o jogo entre os Três Poderes
-
O que são os centros de doutrinação wahhabi que se multiplicam no Ocidente