Receitas & Pratos

Dia das crianças

Aprenda a fazer três receitas de desenho animado

O Bom Gourmet foi atrás de pratos que os personagens Popeye, Bob Esponja e Timmy, do desenho Os Padrinhos Mágicos, mais gostam

por Flávia Schiochet Publicado em 11/10/2013 às 13h
Compartilhe

Os personagens de desenho animado podem até ser “de mentirinha”, mas sua influência sobre o comportamento infantil é bem real. Se os pequenos imitam o que veem na televisão, por que não aproveitar para preparar uma refeição deliciosa recriando os ‘sabores’ dos pratos preferidos do personagem que ele gosta?

Para este dia das crianças, convidamos três chefs para ensinar a preparar receitas famosas na telinha e deliciosas no prato. O marinheiro Popeye, por exemplo, é uma referência para crianças de diferentes gerações. O Bob Esponja está desde 2001 na tela e desde então o hambúrguer de siri faz as crianças salivarem. E, um ano depois, o desenho Os Padrinhos Mágicos estreou também no Brasil, mostrando o “muffin mágico”, um bolinho confeitado que concede desejos a quem o come.

Aproveite o fim de semana para passar um tempo na cozinha com as crianças e preparar uma de nossas sugestões:

Sopa de Espinafre

O personagem Popeye faz parte do imaginário infantil desde as crianças da década de 1930, nos Estados Unidos. O espinafre, no entanto, só entrou no cardápio do marinheiro na década seguinte, quando foi adaptado das histórias em quadrinhos para o cinema. No Brasil, o desenho chegou na década de 1980 e já ensinou muita criança a comer o “alimento que dá força”. A chef Gabriela Carvalho, do Quintana Restaurante e Bistrô, fez uma sopa inspirada no espinafre enlatado do Popeye. Para ser mais nutritiva, a chef Gabriela Carvalho, do Quintana, indica colocar dois ovos para cozinhar dentro da sopa.

 ***

Hambúrguer de siri

O atrapalhado Bob Esponja trabalha em uma hamburgueria no fundo do mar como chapeiro, de onde saem os hambúrgueres de siri. A receita do molho que acompanha o sanduíche é tão secreta que o “vilão” Plancton não sossega enquanto não descobrir qual a receita. Para tirar o mistério do saboroso lanche da Fenda do Biquíni, o Victor Fish’n’Chips revelou a receita do seu hambúrguer de siri, servido desde o ano passado na lanchonete. Para esta produção, os hambúrgueres foram feitos em um formato menor e o chef Paulino dos Santos sugere molho tártaro para acompanhar.

 ***

Muffin mágico

No desenho Os Padrinhos Mágicos, o menino Timmy tem uma dupla de fadas que o protegem, Cosmo e Wanda. A cada ano que a criança consegue manter em segredo a existência dos dois, ele ganha um muffin mágico, que realiza qualquer desejo – desde que respeite a lista de regras das fadas, como “não roubar” e “não matar”. A receita de cupcake desenvolvida pela chef pâtisserie Caroline Strobel não leva nenhum ingrediente estranho que os quitutes do desenho (um deles é “ovos de fênix”!), mas realiza os desejos de uma boa sobremesa.

Compartilhe

8 recomendações para você