Eventos

Desafio do chef

Azeitonas caem no gosto da massa

Receita vencedora inovou colocando azeitona na tradicional receita italiana à base de batatas. O resultado foi um prato com um mosaico de cores

por Ricardo Ampudia Publicado em 13/11/2008 às 00h
Compartilhe

Uma idéia na cabeça e muita louça suja na pia. Foi assim que o estudante de gastronomia Gustavo Schröder chegou à receita vencedora do Desafio do Chef deste mês, o gnocchi de azeitonas com creme de batata salsa. “Vi a chamada do tema e pensei em uma receita diferente, que a azeitona fosse no gnocchi, e fiz testes”, conta ele, que cozinha desde os 12 anos.

A gastronomia entrou definitivamente em sua vida quando largou o curso de agronomia para estudar a arte de cozinhar. Os dois amigos que moram com Schröder são os provadores de suas invenções na cozinha. “Eles já comeram muita coisa ruim, mas também já experimentaram muitos pratos bons”, brinca.

O chef Alexandre Bressanelli diz que a receita chamou atenção pelo uso diferente do fruto, empregado em uma massa. “Ele ainda brincou com o sabor da batata salsa e da batata comum e com as cores, montando um prato colorido.”

Além da mistura pouco usual, Bressanelli e Gustavo propuseram um formato contemporâneo de apresentação. O gnocchi é cortado em discos, usando um cortador redondo, que pode ser feito com um copo.

No prato, o contraste dos discos verdes da massa com o creme amarelo e alguns fios de azeitonas pretas dão o requinte da receita.

Compartilhe

8 recomendações para você