Bom Gourmet
Consumidor deve deixar R$ 65 bilhões no varejo no Natal de 2022
A final da Copa do Mundo de 2022 pode ensinar algo para o setor de alimentação fora do lar? Para o economista João Ricardo Tonin, do Boletim FoodCo., a resposta é sim. Na análise desta semana, Tonin faz um paralelo entre o jogo das seleções de Argentina e França e os desafios de 2022 aos empresários do setor de bares e restaurantes.
Para Tonin, assim como a vitória parecia certa para a Argentina já no primeiro tempo da partida, o aumento da demanada indicava um ano mais tranquilo para bares e restaurantes em 2022. Porém, a França conseguiu empatar o jogo. Da mesma forma como os reajustes nos preços dos insumos acabaram abocanhando o lucro e a margem do setor.
Na prorrogação, a saída prematura da seleção brasileira da Copa foi mais um revés para empresários que contavam com os jogos do Mundial da Fifa para ampliar o movimento de seus estabelecimentos. Agora, compara Tonin, o setor de alimentação está no momento da disputa dos pênaltis.
O Natal é a última grande oportunidade para bares e restaurantes fecharem o ano com bons resultados. E as chances de gol, ao que parece, são grandes. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), os consumidores devem gastar R$ 65 bilhões neste Natal - melhor expectativa nos últimos dois anos.
Como aproveitar esse bom momento? A oferta de menus exclusivos, ceias de fim de ano e ações para aproveitar o fluxo de pessoas na rua são algumas possibilidades, destaca o economista.
Para ouvir a análise completa de João Ricardo Tonin, assine a plataforma FoodCo. Maior comunidade de donos de restaurantes do Brasil, a FoodCo. conta com mais de 15 mil assinantes, todos reunidos em uma rede de troca de conhecimento e contatos.