Bebidas

Concurso

Barman curitibano vence campeonato nacional de coquetéis

Lucas Siqueira trabalha no VOX Bar há quatro anos e vai para o mundial na França que será realizado no final de novembro

por Gilson Garrett Jr. Publicado em 06/11/2012 às 16h
Compartilhe

O barman do VOX Bar em Curitiba, Lucas Siqueira, venceu o 1.º Campeonato Internacional de Coquetelaria Marie Brizard e garantiu uma vaga para disputar o campeonato mundial que será realizado em Bordeaux, na França, entre os dias 25 e 28 de novembro.

O concurso, lançado no Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora, vai fazer parte do 30.º Seminário Internacional de Bartender que reunirá em Bordeaux mais de 100 competidores de todo o mundo.

No total, 12 bartenders participaram da etapa nacional que foi realizada em São Paulo no dia 31 de outubro. Além de Lucas, J. Kennedy Nascimento do MyNY Bar, na capital paulista, ficou em segundo lugar e também se classificou para o mundial. O barman curitibano de 23 anos explica que não esperava ganhar.

“Fui mais como experiência e jamais esperava ficar em primeiro. Sou novo no ramo da coquetelaria [está há quatro anos] e tudo o que eu aprendi foi no VOX,” conta.

A criação vencedora foi o Malagasy que leva, dentre outros ingredientes, licor de banana, de baunilha e limão siciliano.

Lucas teve 10 minutos para organizar os ingredientes e seis minutos para prepará-lo para a banca de jurados.

Para a etapa mundial, Lucas promete novidades. Uma delas será uma receita que leva a cachaça brasileira. “Vai ser um drinque supertropical com um ingrediente brasileiro para mostrar o país,” diz.

Para quem quiser experimentar as bebidas que fizeram parte do concurso, infelizmente elas ainda não estão disponíveis no bar curitibano.

Concurso

Na França, os participantes serão divididos em grupos que vão se apresentar à banca de jurados ao longo do congresso. São três etapas: duas com coquetéis escolhidos pelos bartenders e na última serão apresentadas diversas bebidas e eles terão dois minutos para conhecê-los e mais oito para criar um drinque.

 

Confira a receita do Malagasy, o drinque vencedor.

Compartilhe

8 recomendações para você