Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Cold Brew é uma boa opção para os dias mais quentes.
Cold Brew é uma boa opção para os dias mais quentes.| Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Apesar de ser servido gelado, o sabor do cold brew em nada parece com o café esquecido na garrafa térmica. A infusão do pó é a frio e esta técnica assegura uma bebida com menor amargor e que ressalta a doçura do grão.

O barista Cauê Bohrer, do Pé de Café, pedala a capital paranaense preparando cafés em diferentes métodos de filtragem e explica os detalhes para fazer a sua receita de cold brew. “Cada barista prepara de um jeito. Qualquer variação em tempo e moagem do grão influencia no resultado do café, principalmente na extração a frio”, explica. Ele ressalta que por ser mais suave, o café não pode ser aromatizado com outros sabores mais fortes nem exagerar no leite – e sempre deve ser feito com grão especial.

Leite e café gelado: ingredientes do cold brew.
Leite e café gelado: ingredientes do cold brew.| Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Por ficar horas em uma temperatura baixa, o pó de café não libera todos os seus componentes solúveis como acontece com a água fervente. Assim, o perfil de sabor de um cold brew é mais aromático e menos ácido que um café quente. Cauê indica usar 10 gramas de pó de café moído para french press para cada 100 ml de água.

O grão de café tem de estar moído grosseiramente para que não fique muito amargo. A infusão pode ser de 10 a 15 horas e a temperatura da água deve ser fria ou ambiente e deixada descansar em recipiente tampado. Na hora de servir, basta coar com uma peneira fina, um filtro de metal ou em um coador de pano. Bem vedado, o café pode ser mantido por até três dias na geladeira sem perder o sabor.

Cold brew coffee

Cauê Bohrer, barista do Pé do Café
Tempo de preparo10 horas (tempo mínimo de infusão)
Rendimento4 porções
PreparoFácil

Ingredientes

  • 40 g de café moído para french press
  • 400 ml de água fria
  • 100 ml de leite
  • 400 ml de café extraído a frio
  • Gelo a gosto

Dica do barista: No lugar do leite, pode-se acrescentar uma infusão concentrada e gelada de hortelã ou capim-limão ou uma rodela de limão. Outra opção é preparar uma versão do affogato com cold brew: uma bola de sorvete de creme coberta com o café.

  1. Em um recipiente de vidro com tampa bem vedada, coloque o pó e em seguida a água fria.
  2. Deixe descansar entre 10 e 15 horas.
  3. Coe a quantidade de líquido que vai usar. O cold brew pode ser bebido puro ou em drinks e cafés com leite.
  4. Se optar por um café com leite, bata o leite e o café em um liquidificador até formar espuma. Sirva imediatamente com gelo.
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]