Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Pura Birra, vinho com cerveja, da Vinícola Legado.
Pura Birra, vinho com cerveja, da Vinícola Legado. | Foto:

Um desafio proposto por um colega foi o primeiro passo para a criação da Pura Birra, uma bebida que usa uvas Merlot e uma base de cerveja. Heloise Merolli, proprietária da vinícola Legado, de Campo Largo, explica que durante um evento esportivo de bike no qual existiam várias cervejarias artesanais patrocinadoras, surgiu o conceito de uma bebida diferente. “Como eu conhecia o trabalho do Junqueira (o mestre cervejeiro André Junqueira) e tinha uma curiosidade em unir as duas coisas, criamos a bebida”, explica.

A Pura Birra está sendo lançada durante a ViniBraExpo 2018, um dos maiores festivais de vinho no Brasil, que será realizado neste final de semana no Rio de Janeiro.

<<< Leia  também: Festival da Cultura Cervejeira Artesanal terá 33 marcas locais

Pura Birra, vinho com cerveja, da Vinícola Legado.
Pura Birra, vinho com cerveja, da Vinícola Legado.

A Pura Birra levou quatro meses para ser desenvolvida. Em março de 2017 ela ficou pronta e ficou fermentando de abril de 2017 até julho agora. “Ela fermenta em garrafa como no método champenoise”, explica. E fica próxima de uma cerveja saison belga pelo tipo de malte de cevada, trigo e aveia e por agregar uma fruta. Segundo ela, a bebida tem um leve sabor de fruta, cremosidade e destacada acidez. Pode ser consumida já ou guardada para evoluir. Serão comercializadas apenas 360 garrafas. Elas estarão à venda a partir da semana que vem na vinícola e na loja virtual (R$ 52).

<<< Churrascaria KF ensina como fazer fraldinha na mostarda da casa

Legado, em Campo Largo, é uma das vinícolas que cultivam suas próprias uvas. Foto: Divulgação.
Legado, em Campo Largo, é uma das vinícolas que cultivam suas próprias uvas. Foto: Divulgação.

Heloise conta que a vinícola vai esperar para ver a receptividade da bebida para aí fazer um novo envase. “A cerveja você pode fazer a qualquer época do ano, mas como usamos a uva, que é colhida em janeiro e fevereiro, temos um lote anual da bebida”, explica.

Não é a primeira vez que a vinícola participa da feira no Rio. No ano passado os vinhos da Legado faturaram dois prêmios: o Flair Brut, espumante branco elaborado com uvas Viogner pelo tradicional método champenoise (o mesmo usado na região de Champagne) conquistou o oitavo lugar na categoria dos espumantes, enquanto o Sfizio Merlot Lote 13 ganhou a medalha de bronze na categoria dos tintos. Hoje a vinícola tem em sua linha quatro espumantes, seis vinhos e agora a bebida híbrida.

E por que esse nome? Ele escolhido por causa do trocadilho com o termo birra, que em italiano quer dizer cerveja, e birra, em bom português, teimosia. De um lado é uma brincadeira, afinal a Pura Birra não é cerveja pura, de outro, foi feita mesmo por pura birra da proprietária da vinícola, que cansou de ouvir que “isso não ia dar certo”, foi lá e fez, por… Pura Birra!

Leia também:

>> Festival da Coxinha terá 10 sabores diferentes, além do tradicional frango

>> Portuguesa Filipa Pato conquista o mundo dos vinhos

SERVIÇO

A Vinícola Legado fica na Rodovia Raul Azevedo de Macedo 5.800, km 7 (a 20 Km do Parque Barigui), Campo Largo (PR). Loja virtual.  

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]