• Carregando...

Entrevista: Alexandre Bazzo

Receita: Arroz con chorizo

Para provar que as cervejas também acompanham pratos mais elaborados, os chefs convidados escolheram dois rótulos entre as 22 cervejas mais citadas pelos especialistas.

Ivan Lopes, do Terra Madre Ristorante, que é apreciador de cervejas especiais, sugeriu a entrada de carpaccio de salmão defumado com salada de folhas ao molho de iogurte para harmonizar com a Eisenbanh Lust (Bière Brut).

A polenta cremosa com las­cas de bacalhau é outra sugestão para degustar com a Colorado Indica, do estilo India Pale Ale com rapadura. “Uma das maneiras de harmonizar é por contraste, como no caso do doce da rapadura da cerveja e o salgado do bacalhau. A outra é por adição de sabor”, explica o chef. Neste último, a delicadeza do carpaccio complementa o sabor suave da Lust.

Os chefs provaram ainda que cerveja especial combina com comida japonesa. O restaurante NoTubo, que re­­cen­­temente montou carta de cervejas para harmonizar com o cardápio oriental, optou por utilizar os rótulos Wäls Pilsen (Bohemian Pilsener) e a Eisenbahn Dunkel (estilo Schwarzbier).

O primeiro foi harmonizado com sushis e sashimis e o segundo com teppanyaki de mignon acompanhado de cogumelos shitake batayaki. Se­­gundo o chef Kazu da Silva, a Wäls é um rótulo suave e com um leve amargor que não tira o sabor do sushi e sashimi. Já a Eisenbahn é mais forte, de malte escuro e torrado, ideal para pratos mais encorpados que levam carne.

O prato principal arroz com chorizo e a sobremesa mascarpone com ameixa são as sugestões do chef Ricardo Teruchkin para acompanhar a Way Beer American Pale Ale e a Bodebrown Wee Heavy (Strong Scoth Ale), respectivamente.

O chef, que foi responsável pelo cardápio do festival de cerveja Wikibier em outubro, justifica a escolha da sobremesa porque a Bodebrown tem nuances de defumado e um leve sabor caramelizado. “O sabor cítrico da Way Beer dá ênfase a pratos picantes”, afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]