Receitas & Pratos

Disputa

Afinal, é biscoito ou bolacha? Entenda a diferença entre os dois

Com gengibre, manteiga ou mel, bolachas e biscoitos são uma boa pedida para qualquer hora do dia

por Guilherme Grandi Publicado em 20/07/2019 às 09h
Compartilhe

Apesar da infinidade de memes e discussões acaloradas, biscoito e bolacha são sinônimos garantidos por lei. Por mais curioso que possa parecer, a polêmica virou questão política e até mesmo uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi elaborada para explicar a rusga. A briga não é nova, mas não tem uma origem muito definida.

Biscoito ou bolacha

É biscoito ou bolacha? No fim das contas, ambos significam a mesma coisa e se complementam na cozinha. Foto: Unsplash.

Para o chef consultor e professor do curso de gastronomia da Universidade Positivo, Vavo Krieck, as duas palavras têm origens diferentes, mas se complementam no final das contas. É mais uma questão de regionalidade mesmo.

“Os cariocas constantemente me diziam: ‘é biscoito, bolacha é um tapaço’. Na verdade, os dois são feitos com massa de farinha de algum cereal, água, açúcar, gordura e fermento. O biscoito tem seus primeiros registros na língua portuguesa em 1317, enquanto bolacha aparece somente em 1543. Nesse quesito, biscoito saiu na frente”, explica.

Há regiões que usam a palavra bolacha, como o Sul e Centro-Oeste e parte do Norte, enquanto estados como Minas Gerais adotam as duas versões. Alguns estados do Nordeste usam biscoito, dispensando totalmente a palavra bolacha.

Como tudo começou

Ainda segundo Vavo Krieck, o nome biscoito deriva do latim: “bis”, que quer dizer duas vezes, e “coctus”, que significa “cozido”. “Juntando as duas palavras, temos ‘bis coctus’, que quer dizer cozido duas vezes, uma vez que a massa era assada duas vezes para que ficasse bem seca e durasse mais. Já a palavra bolacha também vem do latim ‘bulla’, que quer dizer objeto esférico, juntamente com ‘acha’, indicando o diminutivo”, finaliza.

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) afirma que o alimento está presente em 100% dos lares brasileiros, com mais de 200 tipos comercializados entre salgados, doces e recheados. Neste número não entram as receitas caseiras, que você pode aprender a fazer neste Dia Nacional do Biscoito, comemorado no sábado (20).

Receitas de biscoito

Receitas de bolacha

Veja também

Pesquisador transforma prato de arroz e feijão em biscoito

Confeitaria de Curitiba cria docinhos finos sem glúten e lactose

Argentina elege a melhor empanada do país

Compartilhe

8 recomendações para você