aproveitamento de alimentos
Curso gratuito ensina a fazer aproveitamento integral dos alimentos.| Foto: Hully Paiva/SMCS

Já pensou em incluir em seus pratos elementos que normalmente são descartados na hora do preparo, como as cascas, os talos, as folhas e as sementes? Essa técnica, conhecida como aproveitamento integral, além de contribuir com a redução do desperdício, tem benefícios para a saúde, promovendo um melhor consumo nutricional. E, para aqueles interessados em iniciar este método de cozinha, a Fazenda Urbana de Curitiba está com vagas abertas para o um curso gratuito que ensina a fazer o aproveitamento integral dos alimentos.

As aulas são ministradas pela nutricionista Tayana Fernandes Cecon, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), e são realizadas na cozinha-escola da Fazenda Urbana de Curitiba - uma área de 4.435 m² ao lado do Mercado Regional do Cajuru, que reúne modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico. “Um terço da produção mundial de alimentos é desperdiçada. Além dos problemas decorrentes do transporte, ainda existe muito preconceito. As pessoas deixam de aproveitar cascas e talos, que de modo geral, têm o dobro dos nutrientes”, explica a especialista. O curso ensina também a escolher os alimentos que melhor podem ser integralmente utilizados.

As vagas para o curso de aproveitamento de alimentos estão abertas para turmas nos dias 27 de outubro e 24 de novembro. As aulas acontecem das 9h às 11h e dão direito a colheita dos alimentos nos canteiros da Fazenda Urbana. Por conta dos protocolos de combate à pandemia da Covid-19, o curso presencial terá uma série de cuidados, como uso obrigatório de máscara, distanciamento, disponibilidade de álcool em gel e o número limitado a 20 participantes por encontro. As inscrições estão abertas no portal Aprendere.