melhor barista do Brasil
Léo Moço (direita), posa com seu coach (esquerda), Daniel Vaz, e o troféu do Campeonato Brasileiro de Baristas.| Foto: arquivo pessoal

Léo Moço, barista e proprietário do Ô Barista Café, de Curitiba, superou mais de uma dezena de competidores e conquistou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Baristas, que aconteceu na última semana, em São Paulo. O vencedor foi Boram Um, de São Paulo, que vai representar o Brasil no mundial da Grécia, no final de junho.

No Campeonato os baristas têm 15 minutos para servir 4 espressos, 4 drinks à base de café e leite e 4 bebidas autorais. Léo utilizou em sua apresentação o café que ele mesmo produz em Ibicoara, na Chapada Diamantina, Bahia. "Meu drink de assinatura é um espresso com gelo, mel e cacau", explica.

De acordo com o barista paranaense, ele estava sem competir desde 2019 e ter conseguido ficar entre os melhores foi uma ótima colocação. "Mostra que eu ainda estou no topo, que ainda estou entre os melhores do Brasil e representando bem nossa cidade", completa.

O campeonato Brasileiro de Baristas é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”.

O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas. A etapa mundial ocorre em junho, na Grécia.