curso de cerveja
| Foto: Bigstock

Já pensou em fazer cerveja de pinhão e erva-mate? Como esses sabores estão presentes na tradição do Sul do Brasil, a Embrapa Florestas pensou e vai ensinar.

A pesquisadora Rossana Catie Bueno de Godoy, da Embrapa Florestas, e o farmacêutico-bioquímico com especialização em alimentos e cervejaria, consultor em Boas Práticas de Fabricação, Alexander P. Moreira, da FlashBiotech Brasil, são os professores. As inscrições já estão abertas.

Quem participar também vai aprender a técnica de “flash fermentação”, em que a cerveja fica pronta em até três dias.

Eles explicam que o pinhão é considerado um adjunto, que repassa à cerveja sua coloração e promove um incremento sensorial no produto final, incorporando aromas adocicados, amadeirados, e sabores diferenciados. Já a erva-mate, com seu sabor amargo característico, pode substituir parcialmente o lúpulo das cervejas, contribuindo assim para economia em sua produção, visto que geralmente o lúpulo é importado e de alto custo para as cervejarias.

O mercado de cervejas artesanais cresce a cada dia e, atualmente, são diversas as formulações à disposição dos consumidores. Este cenário também faz com que cervejeiros estejam sempre à procura de novos processos e sabores.

Curso de Elaboração de Cervejas de Pinhão e Erva-mate

Serviço

Data: 26/04 a 28/04
Horário: 8h às 17h
Local: Embrapa Florestas – Planta Piloto (Estrada da Ribeira, Km 111 – Colombo/PR)
Valor: R$ 450,00
Mais informações e inscrições pelo site.