Estão abertas as inscrições para curso de cervejas de pinhão e erva-mate
| Foto: Divulgação

A Embrapa Florestas, em Colombo, acaba de lançar o curso de elaboração de cervejas de pinhão e erva-mate.  Ministrado pela pesquisadora, Rossana Catie Bueno de Godoy, e o farmacêutico-bioquímico com especialização em alimentos e cervejaria, Alexander P. Moreira, o programa tem duração de 3 dias e inclui também a técnica de “flash fermentação”, que permite que as cervejas fiquem prontas para consumo em até três dias.

No processo de produção de cerveja, o pinhão é considerado um adjunto, que repassa à cerveja sua coloração e promove um incremento sensorial no produto final, incorporando aromas adocicados, amadeirados, e sabores diferenciados. Já a erva-mate, com seu sabor amargo característico, pode substituir parcialmente o lúpulo das cervejas, contribuindo assim para economia em sua produção, visto que geralmente o lúpulo é importado e de alto custo para as cervejarias.

A técnica de “flash fermentação” possibilita rápido giro de capital e a produção de grandes volumes em reduzido espaço físico.

O curso é aberto ao público, custa R$450, e as aulas serão ministradas na Embrapa Florestas, Estrada da Ribeira, Km 111 – Colombo, de 29 de novembro a 1 de dezembro, das 8h às 17h.

Inscrições pelo site.