Exportações de Cachaça batem recorde dos últimos doze anos
| Foto: Bigstock

Um levantamento do Ministério da Economia mostrou que as exportações de cachaça cresceram 54,74% em valor (US$18,47 milhões) e 30,38% em volume (8,6 milhões de litros), no comparativo com o mesmo período de 2021.

O estudo avaliou os números de janeiro a novembro deste ano e apontou o maior valor dos últimos 12 anos.

"É inclusive, um valor de exportação bem superior ao período pré-pandemia, quando foi registrado US$ 14,60 milhões em valor de exportação, no fechamento de 2019”, destaca Carlos Lima, diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).

De acordo com o executivo, parcerias direcionadas à valorização e ao reconhecimento da Cachaça no mercado internacional ajudaram na retomada do setor.

Como exemplos estão o Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça - Cachaça: Taste The New, Taste Brasil, desenvolvido pelo IBRAC, em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil.

“Os números deste ano precisam ser comemorados e esperamos que no mercado interno também possamos comemorar ”, enfatiza Lima.

Hoje, segundo o Anuário da Cachaça (dados de 2021), o número de registros de Cachaças (produtos) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, é de 4.969 produtos, e o número de estabelecimentos produtores de Cachaça registrados no Ministério é de 936 estabelecimentos.

Atualmente, a cachaça é exportada para 72 países, entre os principais estão os Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália, França e Paraguai.