Para a central ser acionada, o entregador deve reportar o caso de discriminação no aplicativo.
Para a central ser acionada, o entregador deve reportar o caso de discriminação no aplicativo.| Foto: iFood/Divulgação

O aplicativo iFood passa a oferecer uma central de assistência para entregadores vítimas de discriminação. A iniciativa é uma parceria com a associação Black Sisters in Law, que oferece oportunidades de trabalho a advogadas negras.

Casos de discriminação reportados no aplicativo serão direcionados a uma advogada e uma psicóloga do Black Sister in Law, para que haja um atendimento. Johnny borges, diretor de Impacto Social do iFood, afirma que “a iniciativa é fundamental para combatermos ativamente cada vez mais as discriminações e para que os entregadores se sintam respaldados em casos de discriminação durante o seu período de trabalho”.

“É uma iniciativa forte para que se percebam cada vez mais valorizados e respeitados por todo o ecossistema que engloba a sociedade, os restaurantes, o iFood”, diz. “E para que possam buscar reparação para um dano que tenham sofrido. É um grande passo do iFood para estar ainda mais junto no corre dos entregadores.”

Para a central ser acionada, o entregador deve reportar o caso de discriminação no aplicativo. No menu do app, basta clicar na opção “Alerta de casos graves”, e em sequência, “Quero reportar um caso grave”. Caso houver fotos, elas podem ser anexadas à denúncia. O entregador receberá contato de uma esquipe de segurança do iFood, que irá orientá-lo. Em 2023, foi registrada uma média de 43 casos de discriminação por mês contra os trabalhadores do aplicativo.