A final brasileira da competição Bartenders & Baristas Challenge acontece no mês de julho, em São Paulo.
A final brasileira da competição Bartenders & Baristas Challenge acontece no mês de julho, em São Paulo.| Foto: Bigstock

Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Bartenders & Baristas Challenge, competição de coquetéis, organizado pela marca espanhola de licores Licor 43. Os concorrentes deverão elaborar o melhor coquetel usando café e Licor 43, e os finalistas da competição serão levados à Madri. A final brasileira acontece em São Paulo, no mês de julho, enquanto a grande final na capital da Espanha acontece entre 16 e 19 de outubro. As inscrições ficam abertas até o dia 15 de maio, e podem ser realizadas pelo site da Licor 43.

“Madri é uma das cidades mais importantes da Espanha - senão a mais - para mixologia, além de gastronomia, arte e entretenimento”, comenta Julian Fernandez, diretor de marketing da Zamora Company. “Os nossos três anos em Grã Canária foram fabulosos e extremamente educativos com as visitas às plantações de café, mas agora vamos levar os participantes à nossa cidade natal para uma imersão total na cultura espanhola, tão intrínseca ao Licor 43 como o licor símbolo da Espanha.”

A competição de coquetéis existe desde 2017, e é voltada exclusivamente para bartenders e baristas profissionais. Ao todo, nove países participam: Estônia, México, Espanha, Alemanha, EUA, Colômbia, Peru, Costa Rica e Brasil. Cada nação tem seu próprio corpo de jurados, integrado por especialistas em café, coquetéis e gastronomia, além de campeões de edições anteriores do torneio. O grande vencedor passa a integrar júri e recebe uma bolsa para investir em equipamentos e cursos, além de se tornar o Coffe Master Licor 43 2024, que participará de uma série de eventos internacionais em nome da marca.