Bandeja sustentável
Ação faz parte de um programa de redução do uso de plásticos nas lojas brasileiras da rede.| Foto: Fernando Ctenas/divulgação

A rede de lanchonetes fast-food McDonald’s começou a substituir todas as bandejas de plástico usadas nas lojas por uma versão mais sustentável produzida com tecnologia israelense. A ação faz parte de um programa de redução do uso do polímero que vem sendo desenvolvido desde 2018, e que já tirou de circulação mais de 1,3 mil toneladas das unidades da multinacional.

Nesta primeira fase no Brasil, a rede está substituindo 7,2 mil bandejas em 30 lojas de 20 capitais. A iniciativa, segundo informou o McDonald’s ao Bom Gourmet Negócios, será gradualmente estendida às demais unidades com as 11 mil bandejas que estão em produção.

As novas bandejas utilizam uma tecnologia desenvolvida pela UBQ que usa resíduo orgânico como parte essencial da produção, dividindo os componentes naturais básicos como celulose, lignina, açúcares e fibra, para o desenvolvimento de uma matéria-prima compatível com máquinas e padrões de fabricação da indústria. O investimento no novo formato não foi divulgado.