50Best 2023
Chef Elena Reygadas foi eleita melhor chef mulher de 2023 pelo ranking 50Best.| Foto: Ana Hop/50Best/Divulgação

A chef mexicana Elena Reygadas foi anunciada nesta semana pelo ranking 50 Best Mundial como a Melhor Chef Mulher de 2023. Elena é chef e proprietária do restaurante Rosetta, na Cidade do México. Em 2014, ela recebeu o título de Melhor Chef Mulher da América Latina, também uma premiação do ranking 50Best 2023.

Neste ano, Elena foi premiada por sua dedicação em preservar a diversidade cultural dos povos originários do México, promover e valorizar os alimentos locais e pelo trabalho para formar chefs mulheres no país e tornar as cozinhas dos grandes restaurantes do país mais igualitárias. A chef, que é um dos principais nomes da gastronomia mexicana, possui um programa de bolsas de estudo destinado a mulheres que ingressam em escolas de culinária.

No ano passado, o restaurante de Elena ficou na posição 60 do ranking do 50Best Mundial e em 37º lugar no Latam 50Best, que inclui apenas estabelecimentos da América Latina. Localizado em uma antiga mansão na Cidade do México, o Rosetta abriu as portas em 2010 e tem como proposta principal a valorização de pratos e ingredientes tradicionais mexicanos. Dando ênfase ao uso de vegetais, o menu muda constantemente, de acordo com a sazonalidade dos ingredientes locais.

Na mansão Rosetta, além do restaurante, o cliente ainda encontra um bar, localizado no segundo andar do imóvel: o Salón Rosetta. Por lá, o cliente pode provar drinks e bebidas fermentadas preparadas com ingredientes mexicanos. O espaço também possui uma loja, a Mesa Rosetta, onde são vendidos itens de mesa posta desenvolvidos por Elena em parceira com designers e artesãos locais.

O anúncio da Melhor Chef Mulher do 50Best 2023 foi o primeiro de uma série de pré-divulgações dos vencedores de diversas categorias do ranking anual. A premiação deste ano, onde serão conhecidos os 50 melhores restaurantes do mundo de acordo com a lista, ocorrerá no dia 20 de junho, na cidade de Valência, na Espanha.