Nestlé e SENAI
| Foto: Bigstock

A Nestlé Brasil, em parceria com o Senai e com apoio da Confederação Nacional Indústria (CNI), anuncia a abertura do edital “Inovação em alimentos: Transformando o Futuro do Sistema Alimentar”. Com um aporte de R$6,25 milhões, o objetivo do edital é promover projetos para resolver desafios enfrentados pela agricultura regenerativa, circularidade e energias renováveis.

O lançamento da missão acontece no dia 7 de dezembro de 2023. Propostas e projetos devem ser enviados entre os dias 8 de janeiro e 4 de abril de 2024. Os resultados serão divulgados no dia 29 de maio de 2024. A chamada para o edital está disponível no site da Plataforma Inovação para a Indústria, na seção "Missão Industrial".

O programa busca traçar caminhos para promover a transição a uma matriz energética sustentável, impulsionar infraestrutura de reciclagem, acelerar o processo de reflorestamento e reduzir a pegada de carbono.

“A urgência climática elevou nossas ações e nos fez olhar de forma sistêmica, não mais com a ambição de apenas preservar e sim de regenerar o sistema alimentar, que é complexo. Acreditamos que o futuro é colaborativo e, por isso, estamos animados com essa missão inédita de inovação em parceria com o Senai para evoluir ainda mais o processo de cultivo nas principais cadeias produtivas da companhia, as práticas sustentáveis nas operações e a circularidade”, afirma Barbara Sapunar, diretora executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil.

O programa tem abrangência nacional, presente em 28 Institutos Senai de Inovação e 59 Institutos Senai de Tecnologia. A Missão Nestlé e Senai pretende formar alianças com startups, universidades, grandes empresas e agências governamentais, para planejar aplicações para cadeias produtivas estratégicas de companhias.

“A Plataforma Inovação para a Indústria, do Senai, promove inovação sistêmica e colaborativa, pois possibilita a captação de soluções tecnológicas fortalecedoras para mudanças nas cadeias pré-competitivas e industriais do país. Além disso, busca acelerar o desenvolvimento de pautas importantes de inovação diante de demandas tão urgentes em nossa sociedade”, destaca Gustavo Leal, diretor geral do Senai.