O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma.| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

Um bom posicionamento de marca nas redes sociais cria uma forte conexão com os consumidores, o que os motiva a sair de casa e visitar o estabelecimento. Exemplos disso são a maneira como empresários lidaram com o sucesso do filme "Barbie" e com a recessão econômica na Argentina, explica João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.

O sucesso de "Barbie" afetou toda uma rede de consumo, fazendo com que bares e restaurantes criassem opções inspiradas pela boneca, o que atraiu consumidores através das redes sociais. Tonin ressalta que, estabelecimentos que não aderiram a essa tendência, ainda podem aproveitá-la, visto que o filme continuará sendo assunto nas próximas semanas.

Quanto ao caso da Argentina, o economista explica que, apesar de o país enfrentar uma inflação superior a 100% ao ano, bares e restaurantes estão sempre lotados. Por conta da restrição financeira, as famílias deixam de se planejar para o futuro e acabam gastando mais no presente. Assim, estabelecimentos apostam em promoções que incentivam o consumo, o que mantém o setor lucrativo.

Publicidade

“Ambos os exemplos mostram que os estabelecimentos criaram um motivo nobre para os consumidores escolherem gastar os seus recursos lá, e funcionou. Nos dois casos, há relatos de aumentos significativos no faturamento. Então, qual o motivo nobre para o consumidor escolher o seu estabelecimento? Os produtos e serviços que você oferece possuem personalidade?”, conclui Tonin.

O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.