Eventos

COMPETIÇÃO

Curitiba recebe o 1º Campeonato Brasileiro de Torra de Café

Entre os dias 15 e 18 de setembro, a capital recebe essa competição inédita que define quem vai para o campeonato mundial

por Bom Gourmet, com colaboração de Amanda Lüder Publicado em 01/09/2017 às 15h
Compartilhe

O Campeonato Brasileiro de Torra de Café é um evento inédito no país, que será realizado em Curitiba entre os dias 15 e 18 de setembro. A disputa conta com 16 participantes de quatro estados: Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, e é dividida em duas etapas. As inscrições já estão encerradas.

primeiro campeonato brasileiro de torra de café

O Probatone 5 é o equipamento oficial do evento. Foto: Divulgação.

No domingo (17), a primeira fase será realizada na fábrica da Probat Leogap. Os inscritos vão desenvolver um plano de torra, explicando detalhadamente a curva que pretendem utilizar. O café, que será fornecido pela organização do evento, deve ser torrado de acordo com esse plano, em dois torradores de Prova TP2 e dois torradores Probatone 5.

Já a avaliação, feita por quatro juízes sensoriais e um juiz principal, será feita na segunda (18). Eles vão degustar os cafés preparados pelos participantes. Essa etapa será realizada na cafeteria Lucca Cafés Especiais. Os competidores serão avaliados por dois critérios: fidelidade ao plano de torra e resultado sensorial. Aquele que obtiver a maior soma das duas notas é o grande vencedor, e vai representar o Brasil em dezembro no campeonato mundial da categoria, o World Coffee Roasting Championship, em Guangzhou, na China.

Como assistir ao campeonato

Quem desejar assistir à primeira fase na fábrica precisa preencher este formulário: http://bit.ly/2x8YR1c e realizar uma pré-inscrição. Há poucas vagas ainda disponíveis. O pré-cadastro também pode ser feito para o sábado (16), quando os competidores irão realizar testes no local antes da primeira fase.  Já na segunda fase, no Lucca Cafés Especiais, os espectadores ficam limitados ao espaço do estabelecimento. A preferência será dada pela ordem de chegada. O evento será realizado a partir das 9h.

Leia também:

>> Do pé à cápsula: o percurso do café até chegar à xícara

>> Conheça o premiado paranaense “caçador de cafés”

 

Compartilhe

8 recomendações para você