• Carregando...
Dudu Sperandio fará viagem de bicicleta pela América do Sul. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Dudu Sperandio fará viagem de bicicleta pela América do Sul. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo| Foto: Daniel Castellano
Dudu Sperandio fará viagem de bicicleta pela América do Sul. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Dudu Sperandio fará viagem de bicicleta pela América do Sul. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo| Daniel Castellano

Se há uma paixão capaz de tirar o talentoso chef Dudu Sperandio de trás do fogão, é a bicicleta. Ou melhor, até onde ela pode levá-lo. Neste sábado (22), o comandante do Ernesto Ristorante estreia duas aventuras: a primeira delas é uma viagem pedalando do Litoral paranaense até o Chile; a segunda, um blog na Gazeta do Povo contando tudo sobre este tour.

No desafio sobre bicicleta, Sperandio deverá atravessar o Paraná; seguir para Assunção, capital paraguaia; Argentina; e terminar em uma província chamada Chañaral, no Chile. Se a disposição permitir, pode ir mais longe. “Gostaria de esticar a jornada até La Paz, na Bolívia”, conta. Tudo em 25 dias, pedalando entre 100 e 150 quilômetros diários.

Mas, é claro, como um bom chef de cozinha, a comida não poderia estar fora do roteiro. E é aí que entra o blog Sabores Sem Fronteira – nova aquisição na blogosfera do Bom Gourmet. Sperandio contará detalhes dos principais pratos que chamarem sua atenção pelo caminho. “A ideia é falar da gastronomia que eu for encontrando. Das comidas feitas em diversas regiões.”

E a expectativa é das melhores. “No Paraná, devo encontrar muita coisa regional interessante. Em Foz, há muita influência árabe. Entrando no Paraguai, vai mudar bastante. No interior devo encontrar coisas bem simples, bem rústicas. No norte da Argentina e ao longo da Cordilheira dos Andes só passarei por povoados, o que me dará a oportunidade de conhecer pratos diferentes, bem regionalizados.”

Histórico

Esta não será a primeira aventura de Dudu Sperandio, que já enfrentou quilômetros pedalados em outros rincões. Em 2010, atravessou os Estados Unidos de leste a oeste. Foram 5.700 quilômetros pedalados em 59 dias. Conheceu 12 estados. Passou por poucas e boas e, principalmente, desvendou um pouco da cultura (gastronômica, inclusive) da grande potência mundial.

“Em muitas cidadezinhas, as pessoas me viam e me convidavam para ir a suas casas. Então, como agradecimento, eu cozinhava para elas. Também precisei dormir em uma igreja, certa vez, por não achar lugar para descansar. Nesta viagem, vou levar saco de dormir”, brinca. “Pedalei em situações adversas, como sob um calor de 50 graus no estado de Nevada. Consegui escapar de um tornado, no Nebraska, graças à ajuda da população”, conta.

Tudo regado à boa comida. “Conheci muitos pratos diferentes. No estado da Pensilvânia, experimentei o ótimo Philly Sandwich [feito de carne e queijo derretido], que é bem tradicional de lá. Comi muitas asinhas de frango com vários molhos. Na Califórnia, fui a um oyster bar (restaurante especializado em ostras) muito bom. Foi uma grande experiência”, diz.

Blogs

O blog Sabores sem Fronteiras se junta à blogosfera do Bom Gourmet, que ainda tem o Panela do Anacreon, pelo jornalista Luiz Augusto Xavier; Cozinha, Mesa e Cia, da chef Daniela Caldeira; Conversa Temperada, da jornalista Nadia Schiavinatto; Bar do Celso, do jornalista e biersommelier Luiz Celso Jr.; Curitiba Baixa Gastronomia, do publicitário Rafael martins e do ilustrador Guilherme Caldas; O Saboroso Mundo de Manu, da chef Manu Buffara; e Na Cozinha de Lênin, do chef Lênin Palhano.

 

* * *

Dudu Sperandio Restaurante: Ernesto RistoranteFinalista bom Gourmet Veja mais
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]