Receitas & Pratos

Técnica

Como fazer um arroz bem soltinho de verdade

Em menos de meia hora você prepara um arroz soltinho e bem temperado que acompanha qualquer prato

por Gazeta do Povo Publicado em 20/06/2019 às 08h
Compartilhe

Não há muitos segredos para fazer um arroz que fique bem soltinho e temperado na medida certa. Basta ter bons grãos e alguns ingredientes que vão dar sabor ao preparo.

Arroz branco. Foto: Bigstock.

É o que explica o chef Guilherme Guzela, ressaltando que é fácil preparar um arroz assim em menos de meia hora. É importante dizer também que o arroz branco exige mais tempo de cocção até a água toda evaporar. Já o parboilizado é pré-cozido antes de ser polido, como se já chegasse ‘quase pronto’ a sua cozinha.

O chef explica, ainda, que é possível lavar o arroz branco antes de colocá-lo para cozinhar, pois isso retira parte do amido. “Lavar os grãos antes pode facilitar no preparo para ele não grudar e cozinhar mais rápido. Se o fizer, tem que lavar de quatro a cinco vezes até a água sair quase transparente”, completa. Só lembrando que depois é necessário refogar bem para os grãos na panela antes de colocar a água para o cozimento.

Guzela conta que sempre é bom refogar o alho e a cebola com azeite de oliva ou de soja na panela para dar mais sabor. Outra dica é temperar a água do preparo (com sal e pimenta) antes de colocar o arroz: “É ela que vai dar o gosto”.

Veja a receita do chef Guzela para um arroz saboroso e bem soltinho:

Ingredientes:
– 1 dente de alho bem picado ou amassado
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de soja
– 2 colheres de cebola picada
– 2 xícaras de arroz
– 4 xícaras de água aquecida, para agilizar o cozimento
– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Coloque o alho e a cebola com o azeite de oliva ou o óleo de soja para refogar na panela, até ficarem bem murchos. Depois adicione o arroz e mexa até ficar transparente. Adicione a água (1 parte de arroz para duas de água), coloque um pouco de sal e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até secar. 

Depois é só apagar o fogo, tampar e deixar mais 4 a 5 minutos cozinhando no vapor. Ao final, o arroz vai estar soltinho e bem temperado.

VEJA TAMBÉM


Compartilhe

8 recomendações para você