
Foi dada a largada para a 6ª edição do Festival de Carne de Onça de Curitiba. Um evento que reúne, até o dia 02 de outubro, 21 estabelecimentos e um prato: a carne de onça.
Reconhecido como patrimônio cultural imaterial da cidade, o petisco é item obrigatório nos bares da capital paranaense. Apesar do nome, a carne de onça é feita com carne bovina crua, broa e cebola. Uma combinação simples, mas carregada de sabores.
“É um prato muito leve que combina bem com chope ou cerveja”, explica Sergio Medeiros, editor do portal Curitiba Honesta e organizador do festival.
De acordo com Medeiros, o petisco é versátil e pode ser servido em diversos formatos e variações. “O chef Lenin Palhano, por exemplo, fez uma versão premiada que leva ovo de codorna com a gema mole por cima”, comenta.
Prêmio Bom Gourmet 2022: Confira os eleitos pelo público como a melhor Carne de Onça de Curitiba
A carne de onça lembra três receitas muito conhecidas: o hackepeter alemão, o steak tartare francês e o quibe cru libanês. Porém, o preparo curitibano, criado na década de 1940, no bar “Buraco do Tatu”, é único.
Sergio Medeiros foi quem pesquisou a origem do prato que, graças ao apanhado histórico, se tornou patrimônio cultural imaterial de Curitiba. Uma receita típica que representa a identidade e a memória da sociedade curitibana.
E é dele (Sergio Medeiros), que também é cozinheiro, a nossa receita da tradicional Carne de Onça. Anota aí:

Carne de Onça
Ingredientes
- 80 g de patinho moído
- 3 colheres de sopa de cebola branca picada
- 3 colheres de cebolinha verde picada
- 1 fatia de pão tipo broa
- Sal e pimenta
Montagem
- Espalhe a carne moída uniformemente sobre a broa
- Faça uma camada generosa de cebola picada
- Adicione a cebolinha verde
- Tempere com sal e pimeta a gosto
Dica do chef
- Deixe para temperar na hora em que for servir.
- Regue com óleo de oliva a gosto
-
Negociações de bastidor que levaram à escolha de Dino revelam o jogo entre os Três Poderes
-
Google Maps remove um centro pró-vida e sugere clínica de aborto em Washington
-
O golpe de Estado sem armas? A morte de Cleriston e o direito à defesa
-
Para governo, bancar obras no exterior integra o Brasil. E você pensando outra coisa