• Carregando...

Panela de barro

É importante, na primeira vez de seu uso, untá-la na parte interna com óleo e levá-la ao fogo até que seque. Feito isso, deixa-se esfriar e ela já está pronta para ser utilizada. Esse procedimento é chamado de cura. Quando for cozinhar, não a leve a temperaturas muito altas logo de início. Vá aumentando o fogo gradativamente. Isso evitará rachaduras na panela, o que a inutilizaria. É importante lembrar que as panelas de barro podem ir tanto aos fogões a lenha quanto aos domésticos.

Panela de ferro

Costuma-se dizer que elas melhoram com o tempo. Isso porque com o uso, começa a liberar aromas mais intensos e a ganhar capacidade antiaderente. Antes de usá-la pela primeira vez, recomenda-se fazer o procedimento de cura. Para isso, coloque óleo de cozinha e leve-a ao fogo até que seque. Nos preparos, ela não tem grandes diferenças em relação às panelas de alumínio tradicionais. O que muda é o resultado. A panela de ferro tem capacidade de segurar o calor mais eficiente. O resultado é comida quentinha por mais tempo. Para evitar que ela enferruje, o segredo é lavá-la bem (com pouco detergente e esponja lisa) e secá-la ao fogo.

Fogão a lenha

Os fogões a lenha costumam atingir temperaturas muito elevadas. Portanto, fique atento a quão quente seu preparo pode ficar. Se precisar fazer um cozido de peças mais espessas, como uma costela, por exemplo, deixe a panela mais afastada do centro de saída de calor. Isso evitará que a carne queime na superfície, mas fique crua por dentro. Já se o prato for feito com um produto menos espesso, como uma carne fina (bisteca, por exemplo), pode-se procurar regiões mais quentes do fogão. Antes de cozinhar, deixe a lenha queimar por 20 minutos. Isso dará mais aroma a seu prato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]