Eventos

Competição

Cobiçado concurso abre inscrições para escolher melhor jovem chef do mundo

Para se inscrever ao concurso da San Pellegrino, é preciso trabalhar em restaurante há pelo menos um ano e ter uma receita de prato autoral para apresentar aos jurados

por Marina Fabri, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 17/04/2017 às 15h
Compartilhe
O vencedor da edição de 2016, a segunda realizada pela San Pallegrino, recebe seu prêmio. Foto: Divulgação.

Mitch Lienhard, vencedor da edição de 2016, a segunda realizada pela San Pellegrino, recebe seu prêmio. Foto: Divulgação.

A San Pellegrino, uma das marcas de água mais famosas do mundo, está realizando mais uma edição do seu concurso Young Chef, que tem o objetivo de descobrir e incentivar novos talentos ligados à gastronomia. A competição é global, ou seja, podem participar jovens profissionais do mundo todo e o prazo para as inscrições termina no próximo dia 30 de abril.

Para participar, é preciso seguir alguns pré-requisitos como: não ter nascido antes de 01/05/1986; estar trabalhando há pelo menos um ano em restaurantes ou similares (empresa de buffet, por exemplo) como auxiliar, chef de partie, sous chef ou chef; ser capaz de entender e se comunicar em inglês. As inscrições devem ser feitas no próprio site do concurso – é necessário preencher uma ficha com informações pessoais e de contato, além de enviar a receita e fotos de um “signature dish”, ou seja, um prato autoral. É possível preencher os dados em inglês, italiano, francês ou espanhol (mas as etapas finais do concurso são todas em inglês, então é necessário ter conhecimentos básicos da língua).

Leia também:

>>> Quem é a chef curitibana Fernanda Zacarias, do The Taste Brasil

>>> Botecos de Curitiba concorrem ao título de melhor do Brasil

Depois disso, os chefs da italiana ALMA, uma das escolas de gastronomia de maior prestígio no mundo, vão escolher até dez semifinalistas de cada região. Os competidores do Brasil estão no grupo da América do Sul, junto com os demais países do continente. Os semifinalistas vão competir entre si em etapas regionais do concurso – e só depois, em junho de 2018, é que os finalistas vão cozinhar na Itália, para a escolha do grande vencedor.

Em 2016, o concurso consagrou o norte-americano Mitch Lienhard como vencedor – ele começou como lavador de pratos e hoje é chef do Manresa, restaurante californiano com três estrelas Michelin. O vencedor, além do título de Young Chef San Pellegrino, ainda participa de eventos internacionais ao redor do mundo em parceria com a marca. Entre os jurados da final, estava a chef brasileira Roberta Sudbrack, além de outros nomes como Gaggan Anand (chef do considerado melhor restaurante da Ásia pelo 50 Best Restaurants em 2017).

Serviço

Concurso San Pellegrino Young Chef, inscrições até dia 30/04 pelo site.

Compartilhe

8 recomendações para você