Receitas & Pratos

História

Prepare carne de urso em casa

Não se deixe enganar pelo nome exótico, este prato servido no Stylicus Bar é uma versão da tradicional carne de onça preparada com linguiça blumenau

por Andrea Torrente Publicado em 14/10/2015 às 22h
Compartilhe

Ao receber a sugestão de provar a carne de urso, a reação dos clientes do Stylicus Bar é sempre a mesma: olhos arregalados e expressão atônita. A porção servida na casa – ela não está no cardápio, mas é sugerida pelos garçons – desperta interesse, claro, pelo nome exótico, mas também pelo preparo. Ela é na verdade uma variante da carne de onça, feita de carne crua. É feita com a linguiça blumenau, um embutido suíno defumado temperado com alho e oriunda de Santa Catarina. O prato custa R$ 12,90.

Carne de Urso. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Carne de Urso. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

A receita da casa foi desenvolvida pelo cozinheiro Alexandre Schmidt e leva cerca de 60% da linguiça e 40% de carne bovina moída, geralmente patinho, alcatra ou coxão mole. A mistura é temperada de forma parecida com a carne de onça e é servida espalmada na broa escura. Por causa do defumado, o sabor dessa versão é mais acentuado, mas a textura é bastante parecida. A apresentação, feita com uma polvilhada de cheiro-verde picado, também é similar.

Na hora do preparo, a recomendação do cozinheiro é temperar apenas a carne bovina para que o sabor marcante da linguiça não seja mascarado. Após retirar as partes de nervos e músculos, a carne de boi é moída duas a três vezes e marinada por poucos minutos com limão, cachaça branca, sal e pimenta-do-reino. Só na hora de espalmar no pão, a linguiça é retirada do envoltório e misturada com a carne.

Assim como a carne de onça, não se sabe ao certo de onde deriva o nome extravagante desse prato. Segundo Neil Ventura, proprietário do bar, ela é uma receita que vem do interior do Paraná, difundida especialmente na região de Castro, nos Campos Gerais. “Estamos testando outras versões para colocar no cardápio, como a carne de porco-espinho, feita só com linguiça blumenau e super apimentada, e a carne de tubarão, feita com cação moído. O zoológico está ficando pronto”, brinca o proprietário.

Compartilhe

8 recomendações para você