Bebidas

Dicas

7 cuidados para conservar seu growler de cerveja por mais tempo

Uso correto do recipiente permite menor desperdício da bebida

por Ronise Vilela, Especial para Gazeta do Povo Publicado em 01/10/2017 às 18h
Compartilhe
Os growlers são garrafões retornáveis feitos de cerâmica, vidro ou inox, com tampas de pressão rosqueáveis. Foto: Divulgação

Os growlers são garrafões retornáveis feitos de cerâmica, vidro ou inox, com tampas de pressão rosqueáveis. Foto: Divulgação

Os growlers, garrafões retornáveis feitos de cerâmica, vidro ou inox, com tampas de pressão ou rosqueáveis, viraram um must entre os amantes da carveja. O equipamento permite armazenar o chope de forma mais eficiente, garantindo a preservação e qualidade do produto.

Além de ter se tornado uma prática econômica e sustentável, já que o garrafão é retornável, o uso correto do recipiente vai permitir menor desperdício de sua bebida. O growler permite transportar o chope fresco sem perder suas propriedades como carbonatação, frescor, aroma e sabor.

Alguns cuidados, porém, são necessários na hora de usar e guardar os growlers. O Bom Gourmet pediu para o sommelier de cervejas da Mestre-Cervejeiro.com, Gabi Demozzi algumas dicas.

Como usar o growler corretamente

Limpeza

Lave com água corrente ou água quente logo após a utilização. Caso opte por lavar com a água quente, não coloque o vasilhame na água fria logo em seguida, pois isso pode causar fissuras com o choque térmico. Pode ser usado 1% de ácido peracético ou detergente na higienização.

Armazenamento

O growler deve ser mantido em local seco quando vazio e com a tampa aberta. Quando cheio, o garrafão deve ser armazenado em local refrigerado, seco, limpo e ao abrigo de luz.

Transporte

Evite batidas ou queda do growler, especialmente os de cerâmica ou vidro, pois podem formar microfissuras. Também cuide para não expor a variações de temperaturas (altas ou baixas demais).

Tempo

No growler de cerâmica a bebida pode ficar até dez dias, caso envasada sem pressão. Em outras situações após aberto, o recomendado é consumir a cerveja em 48 horas.

Temperatura

A cerâmica tem uma troca de calor mais lenta em relação aos outros recipientes sem cápsula térmica, o que aumenta o tempo da cerveja com temperatura mais baixa.

Interferência

Uma vez que a limpeza e armazenamento do growler estejam nas condições ideais, não há interferência do vasilhame nas características do produto. Somente se forem exposto à luz ou temperaturas elevadas podem alterar aromas e sabores da cerveja. Nesse caso, os garrafões de cerâmica são mais vantajosos.

Validade

Geralmente a validade é por prazo indeterminado se o usuário tomar todas as precauções para sua conservação dos itens anteriores.

Cerveja rosa de jabuticaba é novidade em Curitiba

Cervejas colaborativas ganham espaço em Curitiba

Aprenda a limpar corretamente os copos de cerveja

Compartilhe

8 recomendações para você