• Carregando...

Aproveitando – e reforçando – o momento de crescimento e destaque da gastronomia paranaense, a importadora Porto a Porto e o Grupo Canal/com lançam hoje o livro Nova Culinária Paranaense em evento fechado para convidados no Palácio Garibaldi. A obra, escrita por Heros Mussi, com pesquisa do autor e de Eduardo Sganzerla, faz um resgate dos pratos da gastronomia paranaense, com toques contemporâneos.

“O livro é resultado de uma ideia que surgiu há dois anos. Ele tem por objetivo buscar e divulgar um pouco mais a cultura e a culinária do Paraná. Para isso, fomos atrás das características das diversas etnias, dos pratos típicos de cada uma e da presença delas nas diferentes regiões do estado”, conta Pedro Corrêa, diretor da Porto a Porto e idealizador do projeto, ao lado de Aldo Malucelli, diretor do Grupo Canal/com.

Viabilizada pela Lei Rouanet, a obra tem também a participação de 15 chefs paranaenses, como Celso Freire, Jean Paul Decock e Rosa Lipski, que contribuíram tanto com a pesquisa quanto com receitas de pratos. “Nós convidamos os chefs, sugerindo pratos que combinam mais com cada um, mas é importante dizer que o livro não é só de receitas, nem é apenas histórico. Os elementos foram mesclados”, diz a coordenadora editorial da obra, Rafaella Malucelli.

Cada chef trabalhou com a ideia de um menu com entrada, prato principal e sobremesa, embora nem todos tenham se prendido a ele. A ideia não era ser completamente fiel às receitas originais, dando espaço também para releituras. “Ao mesmo tempo em que ele resgata origens, ele tem pitadas contemporâneas”, afirma Rafaella. Além das receitas e das fotos, cada prato também tem sua história contada numa curta crônica.

Segundo Corrêa, a obra é apenas a primeira parte de um grande projeto para registrar a cultura e a gastronomia do Paraná. “Para o final do ano que vem, pretendemos lançar um livro que conte as histórias dos restaurantes mais tradicionais do estado”, revela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]