Thumbnail

Galette des Rois é tradicional doce francês servido no Dia de Reis, 6 de janeiro.

Bom Gourmet

Dia de Reis à francesa: Conheça a Galette des Rois

Caroline Olinda
06/01/2023 15:30
Feliz Dia de Reis! Hoje (6 de janeiro) é dia oficial e desmontar a árvore de Natal e, caso você seja francês, dia de reunir a família para comer Galette des Rois. A torta tradicional francesa tem massa folhada, recheio de frangipane (creme de farinha de amêndoas, ovos, açúcar e manteiga) e carrega uma brincadeira no meio disso tudo.
Dentro da torta, é colocada uma imagem, moeda ou fava de metal ou louça. Quem acha a surpresa, se torna o rei do dia - com direito a coroa, inclusive. Mas também fica responsável por providenciar a torta do ano seguinte.
Surpresa na Galette des Rois: quem acha o brinde é o rei do dia.
Surpresa na Galette des Rois: quem acha o brinde é o rei do dia.
Segundo a confeiteira Paula Xavier, a tradição começou na corte do rei Luiz XIV. "O confeitero do rei colocou uma joia dentro da galette servida no dia da Festa de Reis. Os convidados adoraram a ideia, que se popularizou."
Caiu a corte, mas não a tradição. "Hoje, não existe uma confeitaria na França que não faça essa torta no início de janeiro", diz Paula. As casas inovam nos recheios da Galette des Rois, sendo chocolate e compotas de maçã ou pera os mais usados junto com o creme de amêndoas.
Paula conta que descobriu a tradição quando esteve em Paris em 2012 com algumas amigas para estudar francês. Depois de muito verem a mesma torta em diversas confeitarias da cidade, resolveram comprar o doce, mas não sabiam da tradição do brinde dentro da massa.
Resultado? Uma das amigas acabou lascando um dos dentes ao morder o bonequinho premiado. Por isso, um aviso, consuma a Galette des Rois com certo cuidado - do jeitinho que faz quando vai comer o bolo de Santo Antônio.

Onde comprar Galette des Rois em Curitiba

De férias da sua confeitaria, a Xaví Brasil, até o dia 16 de janeiro, Paula resolveu fazer a Gallete este ano numa pequena produção. As dela estarão disponíveis apenas neste Dia de Reis e, esqueça, não tem mais como encomendar.
Na doceria francesa Louis Philippe, no entanto, tem Galette des Rois durante todo o mês de janeiro. "Ou enquanto durarem os estoques de féve e coroa, elas vêm diretamente da França", alerta Ticiana Milfont, uma das sócias da casa.
A receita seguida pela Louis Philippe é a tradicional. Ou seja, massa folhada amanteigada de alta qualidade e recheio de frangipane. A torta tem 22 cm de diâmetro (R$ 149,00) e não é obrigatório encomendar. Mas, para não correr o risco de chegar lá e não achar, é interessante ligar para reservar.
Um feliz e doce Dia de Reis!

Serviço

Louis Philippe Pâtisserie et Cuisine - Rua Coronel Dulcídio, 1257 e Av. Nossa Senhora da Luiz, 850 - Loja 4/Jardim Social. (41) 3095-9329 @louisphilippe_oficial
Xaví Brasil - Saldanha Marinho, 1230. (41) 9 8775-8454. @xavibrasil

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail