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Como montar um cardápio de sucesso? Confira dicas de especialistas
O cardápio é um dos principais instrumentos de venda de um estabelecimento gastronômico. É aquela primeira impressão, a chance de resumir em fotos, palavras e ingredientes, a essência do que o bar e restaurante têm a oferecer. Mas como montar um cardápio de sucesso?
Para começo de conversa, tem que mudar a forma como se entende o cardápio. “É importante entender que o cardápio não é apenas uma lista com os produtos. É, na verdade, uma ferramenta de comunicação e vendas, de modo que a sua concepção impacta diretamente na experiência e satisfação do cliente”, explica a analista de Alimentos e Bebidas da Unidade de Competitividade do Sebrae, Mayra Monteiro.
Entendido isso, é importante olhar para aspectos práticos. Como a capacidade da cozinha entregar os pratos ofertados com qualidade e ter em mente quais são os preparos mais lucrativos para a casa. "Além de ser uma forma de expor os itens disponíveis, um cardápio bem construído, consegue conduzir o cliente de forma sutil para os pratos que deseja vender", afirma o professor da Inspirar Gourmet e proprietário da Amuse Eventos, Aguinaldo Monteiro.
Ele também observa que é preciso observar a capacidade da cozinha, e selecionar itens que possam ser padronizados, para que sejam servidos sempre da mesma forma, e tomar cuidado com o excesso de opções. “Um cardápio muito extenso é cansativo e acaba confundindo o cliente”, completa.
De acordo com o Sebrae, a criatividade no momento de expor a comida ou a bebida no cardápio também pode ser um diferencial. “Muitos negócios aproveitam para contar um pouco de sua história, criando vínculos com os clientes", conta a analista da instituição.
Ela afirma que aspectos de sustentabilidade, rastreabilidade dos ingredientes, dicas de gastronomia e receitas também melhoram a experiência dos consumidores.
E para aqueles que estão na dúvida entre cardápios físicos ou digitais, a consultora do Sebrae orienta: “A recomendação é de que ambas modalidades sejam adotadas, respeitando as condições e o perfil do público-alvo. Além disso, oferecer os dois tipos é uma forma de respeitar a preferência do cliente”, conclui.
Confira algumas dicas do Sebrae para um cardápio de sucesso
- Higiene: É importante manter as cartas, que passam por muitas mãos, bem limpas.
- Planejamento: Levar em consideração o público-alvo, o ambiente, os aspectos regionais e locais, os tipos de refeições oferecidas, o orçamento, os alimentos protagonistas, as técnicas culinárias, os equipamentos de cozinha, a apresentação dos pratos e a capacitação da equipe.
- Design: Combinar um design criativo com informações bem organizadas, pensando em uma leitura rápida e objetiva.
- Informativo: Fornecer todas as informações que o cliente precisa para tomar uma decisão com segurança.
- Ilustrativo: Possuir fotografias de alta qualidade dos produtos