Produtos & Ingredientes

Dúvida

É possível superar o ódio ao coentro?

Polêmico tempero é capaz de gerar reações acaloradas – confira dicas de como substituí-lo nos preparos ou mesmo como se acostumar a ele

por The Washington Post Publicado em 11/07/2019 às 09h
Compartilhe

Se há um tempero polêmico e capaz de dividir opiniões, é o coentro. “Aparentemente, essa é uma erva que as pessoas amam ou odeiam, não tem meio termo”, diz a autora britânica Jekka McVicar, do livro Jekka’s Herb Cookbook.

Há quem diga que tem gosto de “sabão” – o escritor norte-americano Harold McGee, especialista em química e alimentação, disse, em um artigo escrito para o The New York Times, que a comparação faz sentido. Isso porque o aroma do coentro e o sabão têm substâncias de sabor em comum. Há também quem diga que tem aroma de… Percevejo! A própria palavra coentro (coriander) deriva da palavra grega para percevejo.

Foto: Tom McCorkle / The Washington Post

De qualquer forma, seja a aversão ao tempero relacionada com a genética, seja resultado da cultura de determinado país (afinal, esse é um tempero que faz mais parte de certas cozinhas do que de outras), a verdade é que há muita gente que não consegue nem ouvir a palavra coentro sem estremecer.

Então, afinal, como lidar com ele?

“O sabor do coentro é um daqueles que você pode distinguir em qualquer prato”, diz Bill Williamson, chef executivo do BLT Prime, em Washington, nos Estados Unidos. Dado seu trabalho, ele está acostumado a trabalhar em torno de pessoas que afirmam ter sensibilidade ou alergia ao tempero. Aqui estão alguns conselhos dele e de outros especialistas para caso você esteja no mesmo barco.

Outras versões

Segundo o chef Williamson, algumas pessoas podem achar as sementes de coentro mais palatáveis. Para McVicar, elas têm “um delicioso aroma que lembra laranja”. E, se você conseguir encontrar, o micro coentro também vale a pena porque é menos potente do que a planta em tamanho real, diz Williamson.

Faça uma substituição

No seu restaurante, diz Williamson, o coentro é frequentemente trocado por uma mistura de salsinha, estragão e endro. E, porque o coentro tem notas cítricas, limão ou raspas de limão também são boas opções. Ele também gosta de usar folhas de cenoura. “Elas têm sabor picante, quente, terroso e doce”, diz ele sobre os verdes, que muitas vezes são desperdiçados.

Dependendo do prato, você também pode trocar por hortelã ou manjericão. A versão tailandesa do manjericão também é uma ótima ideia porque é uma erva com pungência semelhante à do coentro. É claro que é bom lembrar que quaisquer substituições importantes de ervas mudarão o sabor do prato.

Acostume-se!

Se você está interessado em ver se consegue superar sua aversão ao coentro, certamente é possível. Basta perguntar ao neurocientista no artigo de McGee, que também é especialista em cheiros. McGee observa que esmagar as folhas de coentro antes de acrescentá-las aos preparos podem ajudar a eliminar as substâncias de aroma que lembram sabão. Ele também é fã de pesto de coentro, que ele diz ser “surpreendentemente suave”.

Da mesma forma, um bom chutney indiano pode ser uma ótima opção. “Se você puder experimentar pratos mais simpáticos ao seu tipo de paladar e gosto”, diz Williamson, “talvez você possa mudar sua atitude em relação à própria erva em si.”

Não coloque nas receitas

Dependendo do preparo, às vezes isso é uma coisa simples de ser resolvida. Especialmente quando se fala no uso do coentro meramente como enfeite nos pratos – ignore-o. Ou mantenha o coentro reservado em uma tigela separada para que as pessoas acrescentem o quanto quiserem em seus pratos.

VEJA TAMBÉM

>>> Genética explica o fato de pessoas odiarem o coentro

>>> Detesta coentro, alecrim, alcaparra? Você deve estar usando esses temperos da forma errada


Compartilhe

8 recomendações para você