| Foto: AFP
CARREGANDO :)

O famoso brigadeiro brasileiro foi parar em um dos mis tradicionais cafés de Paris. Convidado pelo café para criar uma sobremesa, o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch bolou uma receita que une o doce de leite condensado e chocolate com um mousse. Batizado de French Brigadeiro, o doce é preparado normalmente e depois misturado a algumas claras em neve, o que garante mais leveza. O brigadeiro será servido entre 16 de janeiro e 16 de maio no Cafe de la Paix, em frente à Opera de Paris.

Publicidade

Receita French Brigadeiro

Ingredientes:

3 colheres de sopa de cacau sem açúcar

1,5 colher de sopa de manteiga La Motte Président

1 lata de leite condensado

Publicidade

Modo de preparo:

Misture os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo baixo mexendo constantemente, até engrossar o suficiente para cobrir o fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Misture o brigadeiro com algumas claras em neve.

Centro Europeu em Maringá

Maringaenses interessados em aprender os segredos da cozinha ganharam uma opção e tanto. A escola de profissões e idiomas Centro Europeu inaugurou no último dia 15 a sua primeira sede em Maringá, com os mesmos cursos ofertados em suas unidades de Curitiba.

Para os cozinheiros de plantão (amadores ou com interesses profissionais), a dica é conferir os cursos Chef de Cuisine – Restaurateur (para a formação de chefs de cozinha), Sommelier e Pâtisserie & Boulangerie (confeitaria e panificação). Todos eles são certificados pela Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala) e pela Federação Italiana de Cozinheiros (FIC). Para saber mais acesse www.centroeuropeu.com.br

Publicidade

Alex Atala entre os melhores do mundo

O paulista Alex Atala tem muito a comemorar neste começo de ano. Ele foi eleito este mês o 18.° melhor chef do mundo pela cúpula gastronômica internacional Madrid Fusion – evento que todo ano elege os 20 melhores do planeta, em uma eleição que envolve jornalistas especializados.

É a primeira vez que um brasileiro integra esta seleta lista. Atala figura entre outros grandes nomes da gastronomia mundial, como o espanhol Ferrán Adriá, o francês Pierre Gagnaire e o italiano Massimo Botura.

Esse é mais um prêmio para a estante do nome de maior projeção da cozinha brasileira. Em 2010, seu principal restaurante, o D.O.M, em São Paulo, foi eleito um dos melhores do mundo na respeitada S. Pellegrino World’s 50 Best Restaurants.

El Bulli, novo conceito

Publicidade

Para quem tinha o sonho de comer no conceituadíssimo restaurante espanhol El Bulli terá que esperar até 2014. O local, eleito o melhor do mundo por quatro vezes seguidas pela revista inglesa Restaurant, não abrirá mais em 2011. Por três anos estará com as portas fechadas para reabrir com um novo conceito.

A ideia do chef e proprietário Ferran Adriá é transformá-lo em um Centro de Criatividade com um arquivo de 50 anos de pesquisa em gastronomia, que ficará à disposição dos clientes. Durante o tempo sem abrir o chef e sua equipe vão usar o local como oficina de criação, mas não servirão nenhum prato.

No site do El Bulli (www.elbulli.com) é possível ver a declaração oficial de Adriá.